(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Sobe para 14 o total de mortos confirmados pela COVID-19 em Minas

Há 614 contaminações por coronavírus no estado, de acordo com balanço divulgado nesta quarta-feira pela Secretaria da Saúde


postado em 08/04/2020 13:31 / atualizado em 08/04/2020 15:17

(foto: Leandro Couri/EM/D. A Press)
(foto: Leandro Couri/EM/D. A Press)

Já chega a 14 o número de mortes em Minas Gerais provocadas pelo coronavirus, segundo Boletim Epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (8). A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que 97 mortes estão em investigação e 614 pessoas tiveram confirmada a infecção pelo coronavírus. O número de casos suspeitos subiu para 51.640. Até o meio-dia de terça-feira eram 49.652 investigados.

Entre os óbitos em consequência do coronavírus, quase a metade (seis) ocorreu em Belo Horizonte, dois em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, três no Sul de Minas, nas cidades de Varginha, Pouso Alegre e Paraisópolis, além de um em Montes Claros (Região Norte) e um em Mariana, Região Central de Minas.
 
Contrariando os prognósticos de maior vulnerabilidade entre pessoas idosas, o boletim indica que 76% dos casos confirmados são de pessoas entre 20 e 59 anos, sendo 338 homens e 262 mulheres. 

Os dados mostram que subiu para 71 (contra 67 na terça-feira) o número de municípios com registro de pessoas acometidas pela COVID-19. Entre as cidades com maior número de casos confirmados, a capital já registra 293 infectados, seguida de Juiz de Fora, com 46, Uberlândia e Nova Lima (37 cada uma), 16 em Divinópolis, 14 em Contagem, 13 em Uberaba e 11 em Lagoa da Prata. Segundo a secretaria, 10 casos confirmados são de pessoas vindas de outros estados ou do exterior.


O documento informa ainda que subiu 271% o número de hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre janeiro e abril (8), em relação ao mesmo período do ano passado.


O que é o coronavírus?


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.


Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.


Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?


Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

Febre

Tosse

Falta de ar e dificuldade para respirar

Problemas gástricos

Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

Pneumonia

Síndrome respiratória aguda severa

Insuficiência renal


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)