(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Ministério da Saúde convoca 14 categorias para combater coronavírus

Profissionais devem fazer registro obrigatório para trabalhar no SUS durante pandemia. Veterinários e fisioterapeutas estão entre os grupos convocados


postado em 02/04/2020 20:06 / atualizado em 02/04/2020 22:38

(foto: Pixabay/Reprodução)
(foto: Pixabay/Reprodução)
Para o enfrentamento do novo coronavírus, o Ministério da Saúde determinou que profissionais de diversas áreas da saúde se cadastrem, em caráter emergencial, para trabalhar pelo Sistema Único de Saúde (SUS) durante a pandemia. A informação foi divulgada em portaria publicada no Diário Oficial da União, nesta quinta-feira (2).

O Ministério da Saúde convocou 14 categorias da área da saúde. Entre elas, fisioterapeutas, farmacêuticos, psicólogos, veterinários e profissionais de educação física.
 
A determinação considerou a necessidade de mobilização da força de trabalho diante da atual pandemia e, também, a situação de Emergência em Saúde Pública declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 30 de janeiro de 2020.

 “§ 2º As medidas previstas nesta Ação Estratégica serão executadas enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública decorrente da COVID-19.” 

A ação será implementada por meio de um cadastro geral de profissionais da saúde habilitados para trabalhar em território nacional. Os profissionais devem preencher os formulários eletrônicos  disponibilizados pelo Ministério da Saúde e realizar um curso de capacitação a distância. O link de acesso ao curso online será enviado ao profissional ao final do cadastramento.

A participação no curso e o cadastro são obrigatórios devido à situação de emergência. O Ministério da Saúde identificará e informará ao Conselho o profissional que não concluir o curso de capacitação.
 

Categorias convocadas  

Serviço social

Biologia

Biomedicina

Educação física

Enfermagem

Farmácia

Fisioterapia e terapia ocupacional

Fonoaudiologia

Medicina

Medicina veterinária

Nutrição

Odontologia

Psicologia

Técnicos em radiologia.

 

 

 

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia


Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Especial: Tudo sobre o coronavírus 

Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa

Coronavírus é pandemia. Entenda a origem desta palavra


 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)