Publicidade

Estado de Minas

É fake: barragem de Macacos não se rompeu, informa Defesa Civil

Informação que circula nas redes sociais foi negada pela Defesa Civil estadual, que entrou em contato com a Vale, responsável pela represa


postado em 28/01/2020 21:55

Barragem B3/B4, em Macacos, foi alvo de notícia falsa nesta terça(foto: Sidney Lopes/EM/D.A Press - 4/4/19)
Barragem B3/B4, em Macacos, foi alvo de notícia falsa nesta terça (foto: Sidney Lopes/EM/D.A Press - 4/4/19)

 

Espalhou-se pelas redes sociais na noite desta terça-feira (28) que a Barragem B3/B4, administrada pela Vale no distrito de Macacos, em Nova Lima, na Grande BH, havia se rompido.


A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), contudo, negou a informação. A Cedec informou que entrou em contato com a empresa responsável pela represa, que negou o rompimento.


Não há rompimento de barragem em Macacos. Acabei de certificar com a Vale”, disse o tenente-coronel Flávio Godinho, coordenador da Defesa Civil mineira.


A Barragem B3/B4 pertence à Mina de Mar Azul. Nesta terça, a Vale informou que pelo menos outras quatro famílias residentes na região de Macacos serão retirada de suas casas pela situação da represa, que está em nível 3 da escala de rompimento, ou seja, em colapso iminente.


A realocação vai acontecer porque resultados preliminares sugeriram uma mancha ainda maior de inundação caso ocorra o desastre.



Publicidade