(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GRANDE BH

Dom Walmor determina mudanças em comando da Igreja Católica na Grande BH

A reitoria do Santuário Nossa Senhora da Piedade, que tem duas basílicas, passa a ser ocupada pelo padre Wellington Santos


postado em 05/01/2020 10:42 / atualizado em 05/01/2020 11:40

Serra da Piedade (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A press)
Serra da Piedade (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A press)
Mudança nos postos de comando do clero na Região Metroplitana de Belo Horizonte. Por determinação do arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, a reitoria do Santuário Nossa Senhora da Piedade, que tem duas basílicas, passa a ser ocupada pelo padre Wellington Santos, que terá como pro-reitor o padre Wagner Calegário de Souza.
 
O ex-reitor, padre Fernando César do Nascimento foi nomeado, também na sexta-feira, para dupla função em Brumadinho (RMBH): estará à frente do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora do Rosário e da Paróquia São Sebastião.
 
Nesta segunda-feira (6) é o Dia dos Santos Reis e, neste domingo (6) peregrinos participam na Serra da Piedade, em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, da Festa da Epifania do Senhor, com missa que começa às 11h e terá apresentação de dois grupos com tradição em festejos do ciclo natalino, que são as Pastorinhas de Jaboticatubas e a centenária Folia de Reis, de Justinópolis, em Ribeirão das Neves.
 
Os dois grupos vão visitar presépio recém-inaugurado no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais.
 
Logo após a missa, na Basílica da Romaria, os peregrinos que participam da Festa da Epifania do Senhor vão caminhar até a Ermida da Padroeira – Basílica Nossa Senhora da Piedade, no ponto mais alto do maciço. Uma parada será para ver o presépio formado por imagens em tamanho natural, esculturas da artista Vilma Nöel. A obra passa a integrar o conjunto paisagístico do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade e poderá ser visitada, a qualquer momento do ano, pelos peregrinos.
 
Diante das imagens, os grupos vão entoar cânticos e fazer orações, em apresentação que une fé e cultura, numa referência à visita dos reis magos ao menino Jesus, conforme a narração bíblica. A Festa da Epifania do Senhor, data especial em que o Menino Jesus foi apresentado ao mundo, é celebrada pela Igreja Católica, no segundo domingo após o Natal. A palavra epifania vem do grego (epifáneia) e significa manifestação pública.
 
PROGRAMAÇÃO
 
HOJE (5), NA SERRA DA PIEDADE, EM CAETÉ
 
Festa Epifania do Senhor
 
11h – Missa seguida de procissão entre as basílicas da Romaria e da Ermida, com os grupos de Pastorinhas de Jaboticatubas e Folia de Reis de Justinópolis, em Ribeirão das Neves


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)