(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NATAL

Hora de brilhar com segurança: como evitar acidentes com a iluminação de Natal

Decoração para a festa do Menino Jesus impõe cuidados para barrar acidentes. Entre eles, descartar uso de plugs para ligar vários pisca-piscas e proteger as luzes de chuva e vento


postado em 21/12/2019 06:00 / atualizado em 21/12/2019 07:03

Professora Heloísa Vasconcellos e a filha Daniela sempre enfeitam a casa nesta época, mas só neste ano receberam orientações sobre normas de instalação dos equipamentos (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
Professora Heloísa Vasconcellos e a filha Daniela sempre enfeitam a casa nesta época, mas só neste ano receberam orientações sobre normas de instalação dos equipamentos (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)

Decorar a casa com enfeites, presépios e principalmente luzes é uma tradição natalina em lares de muitas famílias. As pequenas lâmpadas coloridas colocadas em sacadas e árvores de Natal, dentro e fora de casa, encantam adultos e crianças. No entanto, além de se preocupar com a beleza, é preciso ficar atento à segurança e aos cuidados para evitar acidentes na hora de fazer a instalação dos famosos pisca-piscas.

Para a família da professora Heloísa Vasconcellos, de 62 anos, os enfeites são uma tradição que passa de geração em geração. “Começou com meus pais, que sempre decoravam a casa. Cresci vendo essa tradição, que se espalhou pela família. Agora todo mundo faz, tem enfeite na casa da família inteira”, conta. Heloísa reside no mesmo prédio que a filha, a bancária Daniela Vasconcellos, de 28, que também decorou o apartamento com os mais diversos ornamentos natalinos, em ato que considera tão importante quanto a própria festa do dia 25. “É uma tradição entre várias pessoas da minha família, reunimos todo mundo, a gente faz (a decoração) como se fosse um pré-Natal. As crianças acompanham a montagem, mas os adultos curtem mais do que elas”, conta. É de Daniela que vem uma confissão: “Nunca pesquisamos nada sobre a maneira certa de colocar as luzes”.

Neste ano, a opção da bancária foi colocar luzes na escada da casa e nas árvores de Natal. “A gente coloca uns dois ou três plugs na mesma tomada”, conta. Beleza e alegria à parte, é aí que mora o perigo. Instalações de diversos enfeites em uma única tomada é um dos erros mais comuns nas decorações. Muitos fios e adaptadores, conhecidos como benjamins ou “Ts”, podem trazer riscos de choques, curtos-circuitos e incêndios. “Esses dispositivos provocam sobrecarga e, consequentemente, o mau funcionamento dos aparelhos, podendo causar choque elétrico e dar início a incêndio”, explica o engenheiro eletricista da Cemig Demétrio Aguiar.

Outros detalhes também exigem atenção. Uma dica básica é não deixar os equipamentos ligados durante a noite toda, enquanto as pessoas da casa dormem. O especialista também ressalta a importância da utilização de equipamentos de boa qualidade, com isolamento elétrico, e que sejam testados e certificados pelo Inmetro. Ele conta que as lâmpadas de LED são as mais recomendadas, já que consomem menos energia e não aquecem. Ponto para Heloísa e Daniela, que acertaram em cheio na escolha do produto.

Uma atenção especial deve ser dada à instalação de ornamentos luminosos em áreas externas. Demétrio alerta para a necessidade de proteção dos pontos das conexões e tomadas contra a exposição a elementos naturais, como vento e chuva. Além disso, nos casos de instalação de lâmpadas decorativas em fachadas, muros, jardins e árvores, é preciso manter uma distância de 1,5 metro da rede elétrica.
 
Daniela conta que mesmo antes de saber disso preferiu fazer a instalação no interior do apartamento. “Na minha casa tem mais ornamentos do que pisca-piscas, eles ficam na parte interna, não dá nem para ver do lado de fora. Para minha família, que é superunida, este momento de confraternização propiciado pela instalação dos enfeites tem um significado mais que especial de união e fortalecimento de vínculos. É um momento de entender o significado e a importância dessa data. Além de enfeitar tudo juntos, estamos sempre unidos”, reforça a bancária, agora também de olho em detalhes de segurança. 

(*Estagiária sob supervisão da subeditora Rachel Botelho)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)