(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Chuva forte volta a atingir BH; alagamento invade calçada e árvore cai em avenida

Defesa Civil emitiu alerta para tempestade e risco de geológico para Belo Horizonte


postado em 02/12/2019 16:28 / atualizado em 02/12/2019 18:07

Alagamento em calçada no Centro de Belo Horizonte (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A.Press)
Alagamento em calçada no Centro de Belo Horizonte (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A.Press)

Moradores de Belo Horizonte voltam a enfrentar chuva forte nesta segunda-feira. Diversas regiões da cidade foram atingidas por precipitações durante a tarde. Na região Leste, as pancadas chegaram com intensidade extremamente forte, com volume acima de 5 milímetros de água. No Centro, pedestres tiveram que ficar dentro de lojas. No Bairro Santa Efigênia, Região Centro-Sul da cidade, uma árvore de grande porte caiu sobre um carro e interditou parte da Avenida Francisco Sales. Ninguém se feriu.

Ver galeria . 15 Fotos Alexandre Guzanshe/EM/D.A.Press
(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A.Press )


Um grande alagamento se formou na Rua Caetés, entre a Rua São Paulo e a Avenida Afonso Pena. A água tomou conta da calçada. Pedestres e lojistas ficaram impedidos de sair de lojas. Alguns, usaram uma vassoura para tentar escorrer a água.



Uma árvore de grande porte caiu na Avenida Francisco Sales, no Bairro Santa Efigênia, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. O tronco e os galhos atingiram um carro e interromperam a pista para quem segue para o Bairro Serra. Por causa disso, o trânsito ficou lento no trecho. Segundo a BHTrans, as filas de veículos se estenderam pela Avenida dos Andradas. Nenhum ocupante do veículo ficou ferido.

A chuva deve continuar. A Defesa Civil emitiu um alerta para pancadas de chuva, por vezes fortes, até a manhã desta terça-feira. As precipitações podem ser acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento de até 50 quilômetros por hora.

Outro aviso feito pelo órgão foi para o risco geológico, devido a saturação do solo. Com dias consecutivos de chuva, há o risco moderado de ocorrências de quedas de muros, deslizamentos de terra, escorregamentos, erosões e sinais como trincas e rachaduras em imóveis.

Previsão em Minas


Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo segue instável em todas as regiões de Minas por causa das áreas de instabilidade que estão sobre a região mais central do país. “E, há chances de chuva, localmente, forte principalmente no período da tarde e noite no Leste, Centro e Norte mineiro. No decorrer da semana são previstas pancadas de chuva em grande parte do estado, por causa da passagem de uma nova frente fria pelo litoral da Região Sudeste do Brasil”, informou o instituto por meio de boletim.

Segundo o Inmet, a previsão é de céu encoberto, com pancadas de chuva e trovoadas nas regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Oeste, Central, Zona da Mata, Rio Doce e na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Nas regiões Norte e Noroeste, o dia será de céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas. No restante do estado, céu nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuvas isoladas.

Tereza Cristina


A manhã de segunda-feira é de limpeza na Avenida Tereza Cristina, na Região Oeste da capital. O grande volume de chuva provocou alagamento na noite de domingo. As entradas para a via foram interditadas como medida de segurança. O Corpo de bombeiros atendeu ao menos quatro ocorrências na via. Carros ficaram ilhados e algumas pessoas chegaram a ser arrastadas pela enxurrada. Elas foram resgatadas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)