Publicidade

Estado de Minas

Megaoperação da PM tem mais de 300 veículos apreendidos em todo estado

Operação lançada na véspera do feriado também aumenta o número de blitzes nas ruas e combate a furto e roubo


postado em 14/11/2019 16:26 / atualizado em 14/11/2019 18:28

Megaoperação lançada na manhã desta quinta-feira dura até sábado(foto: Polícia Militar de Minas Gerais/Divulgação)
Megaoperação lançada na manhã desta quinta-feira dura até sábado (foto: Polícia Militar de Minas Gerais/Divulgação)

Os números da megaoperação da Polícia Militar (PM), lançada na manhã desta quinta-feiracomeçaram a ser contabilizados. No início da noite, a Operação República já somava 311 veículos apreendidos. No balanço parcial, 24 armas de fogo e 269 munições também saíram de circulação. Os presos ou apreendidos (em caso de menor de 18 anos) somaram 129, que foram conduzidos por diversos crimes.

Minas tem um efetivo de 12 mil policiais, distribuídos em todo o estado durante a ação que começou às 6h e vai até a meia-noite de sábado. A operação, lançada na véspera do feriado, também aumenta o número de blitzes nas ruas e combate a furto e roubo. Os principais focos são os centros comerciais em Belo Horizonte e interior de Minas Gerais. “Essa operação para nós é tida como um prenúncio da operação natalina, numa época em que pessoas têm tendência a fazer mais compras”, explicou Alexandre Magno, diretor de Apoio Operacional da PM.

Para reforçar o policiamento, policiais com funções administrativas foram empenhados na ação. “A estratégia desta operação é pegar o efetivo de nossa administração, seja da banda de música, da área de saúde ou outros, pois todos foram qualificados para que, em momentos como estes, sejam remanejados do serviço administrativo para o operacional”, explicou o coronel. Além disso, houve o acréscimo de 900 viaturas nas 19 regiões da Polícia Militar no estado.

Resultado parcial megaoperação República em Minas (até 18h de quinta-feira):

  • Veículos abordados: 7.249
  • Veículos apreendidos: 311
  • Armas de fogo apreendidas: 24
  • Munições apreendidas: 269
  • Pessoas abordadas: 8.732
  • Pessoas presas/apreendidas: 129
  • Maconha (tablete) apreendida: 21
  • Maconha (bucha) apreendida: 152
  • Crack (pedras) apreendido: 133
Fonte: Polícia Militar de Minas Gerais

Outras ações

A ação também tem o objetivo de combater outros crimes violentos e também cumprir mandados judiciais. Câmeras de segurança estão sendo usadas para monitoramento e identificação de criminosos.

O coronel Alexandre Magno explicou que os policiais vão orientar comerciantes e pedestres sobre segurança. “Deixamos como recomendação que as pessoas tomem cuidado, guardem o celular e a carteira de forma que não fiquem ostensivos. Aquilo que não é visto, não é cobiçado”, aconselha.

Ainda de acordo com o policial, ao longo das próximas semanas a corporação vai intensificar ações como abordagem de veículos suspeitos e verificação de denúncias anônimas.
 
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie. 


Publicidade