(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Chove forte em BH; Defesa Civil emite alerta para raios e rajadas de vento nesta tarde

As avenidas Tereza Cristina e Vilarinho foram preventivamente fechadas. Prefeitura prevê obras para abril de 2020


postado em 01/11/2019 14:50 / atualizado em 01/11/2019 17:59

Leandro Couri/EM/D A Press
Região Centro-Sul registrou pancadas de chuva na tarde desta sexta-feira (foto: Leandro Couri/EM/D A Press)
Chove em Belo Horizonte, nesta sexta-feira à tarde. A Defesa Civil municipal emitiu alerta para a possibilidade de pancadas de chuva com raios e rajadas de vento em torno de 50km/h, até 8h deste sábado.


De acordo com o mapa de intensidade de chuva, a Região da Pampulha foi a mais afetada da cidade nesta sexta-feira. Em seguida, a Região Noroeste e Oeste apresentaram quantidade moderada de precipitação.

As avenidas Tereza Cristina e Vilarinho chegaram a ser interditadas durante protocolo de prevenção da Defesa Civil de BH. De acordo com o órgão municipal, a Avenida Tereza Cristina ficou bloqueada entre 14h30 e 15h08. O trânsito foi interrompido na Avenida Vilarinho entre 14h38 e 15h15.

Waze/Reprodução
Defesa Civil bloqueou vias de acesso à Av. Vilarinho (foto: Waze/Reprodução)


Agentes da Defesa Civil ficaram por 1 hora na esquina com a Rua Benjamin Flores, Bairro Nova Cintra, na Região Oeste de BH, fazendo monitoramento do Ribeirão Arrudas. Eles deixaram o local às 15h15. Subiu um pouco o nível da água, mas sem risco de transbordamento.

Tulio Santos/EM/D.A. Press
Defesa Civil monitorou Avenida Tereza Cristina na tarde de sexta (foto: Tulio Santos/EM/D.A. Press)


De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, não foram registradas ocorrências relacionadas à chuva capital e região metropolitana.



Em virtude dos acumulados das últimas chuvas e a tendência de novas precipitações para os próximos dias, a Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta de risco geológico. 

O órgão recomenda atenção no grau de saturação do solo e a possibilidade de ocorrências de quedas de muros, deslizamentos, escorregamentos, erosões e sinais construtivos (trincas e rachaduras), em todas as regionais, em especial nas áreas de risco até 23h de domingo.

Obras de prevenção 

Nesta sexta-feira, a Prefeitura de Belo Horizonte fez balanço da primeira semana do período chuvoso, quando ocorreram inundações e enchentes na Avenida Tereza Cristina e interdição do trânsito na Avenida Vilarinho.

Durante entrevista coletiva, o secretário municipal de obras e infraestruturas, Josué Valadão, destacou a intensidade do temporal e prevê obras na Avenida Vilarinho. "Tivemos um evento no sábado, com rajadas de vento intensa, 130 quilômetros por hora e precipitação intensa, na terça-feira, no período da tarde", afirmou. Ele lembrou que há três grandes áreas de atenção  na capital: Arrudas, Isidoro (onde está a Avenida Vilarinho) e Córrego do Onça (Avenida Bernardo Vasconcelos).

Será feita a retenção em grandes reservatórios ao longo da Avenida Vilarinho. O secretário informou ainda que a expectativa é que a obra comece em abril de 2020. Lembrou que uma parceria entre o Tribunal de Justiça, Ministério Público, Tribunal de Contas agilizará a licitação. "A concorrência será muito disputada em função do valor. Concorrência como essa tem entraves, embargos, pedidos de esclarecimento. Parceria com o Poder Judiciário é importante para dar agilidade", disse. A obra, realizada em etapas, terá duração de dois anos. "São vários pontos da região que serão tratados. Não é uma obra concentrada em um lugar. Toda obra de estrutura dessa natureza são de longa duração", disse.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)