(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BH terá dias quentes com possibilidade de chuva; confira a previsão do tempo para Minas

Defesa Civil Municipal emite alerta para chuva com raios e rajadas de vento até esta sexta-feira


postado em 31/10/2019 15:57 / atualizado em 31/10/2019 17:27

Armou mas não caiu. Tempo estável em Venda Nova. Vista da Serra do Curral com nuvens, registrada nessa quarta-feira (30)(foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press)
Armou mas não caiu. Tempo estável em Venda Nova. Vista da Serra do Curral com nuvens, registrada nessa quarta-feira (30) (foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press)

Chove na Grande BH nesta quinta-feira de tarde quente. A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu alerta para a possibilidade de pancadas de chuva com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h. O alerta é válido até as 8h de sexta-feira.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pancadas de chuva atingem cidades do entorno de Belo Horizonte, como Confins e Ibirité. “Na capital, teve uma leve escurecida no céu, pode ter alguma pancada de chuva e parar, mas não deve levar muito tempo nem ser forte”, explicou Cléber Souza.

O meteorologista ressaltou ainda que, nessa quarta-feira, BH também teve ameaça de chuva, mas não choveu. As precipitações se concentraram nos municípios da região metropolitana.

De acordo com o Inmet, outubro não atendeu às expectativas no quesito chuva. Em Belo Horizonte choveu 71mm, sendo que a média é 104,7mm. Isso representa 67,9% do esperado para o mês.

“A gente está no mês em que as temperaturas batem recorde, favorecendo o tempo abafado. No início no mês, o tempo estava quente, mas não tinha umidade. Agora, com a umidade, formam-se áreas de instabilidade que causam as pancadas de chuva isoladas”, explicou o meteorologista.

Previsão do tempo

Nesta quinta-feira, BH tem mínima de 18°C e máxima de 31°C. A sexta-feira deve repetir o clima de calor e possibilidade de chuvas isoladas. “Amanhã vamos ter a mesma condição de hoje, com céu parcialmente nublado”, disse Cléber. As temperaturas devem ficar entre 19°C e 33°C.

Durante o fim de semana, as chuvas devem ficar restritas ao Triângulo Mineiro, Oeste e Sul de Minas, entretanto, a precipitação começa a diminuir no domingo por causa de uma massa de ar quente e seco que deve voltar a prevalecer em boa parte do estado.

Sexta e sábado tem possibilidade de chuvas em pontos isolados na Grande BH. Domingo não chove na capital e o Sol eleva a temperatura novamente, podendo alcançar os 35°C durante a tarde.

Durante a chuva...

A Defesa Civil de Belo Horizonte faz uma série de recomendações para a população durante o período chuvoso:
  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.
* Estagiária sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)