(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cidades podem ter pancadas de chuva com granizo e raios; Defesa Civil faz alerta

A previsão é válida para a noite desta segunda-feira. Instabilidade no tempo deve continuar durante toda a semana


postado em 07/10/2019 19:23 / atualizado em 07/10/2019 19:33

Alertas foram dados pela Defesa Civil Estadual por meio das redes sociais(foto: Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) / Divulgação)
Alertas foram dados pela Defesa Civil Estadual por meio das redes sociais (foto: Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) / Divulgação)

A frente fria que se aproxima de Minas Gerais já provoca mudança no tempo na noite desta segunda-feira. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) emitiu um alerta para ocorrências de chuva forte em diferentes cidades mineiras. Em alguns municípios, pode haver queda de granizo e ocorrências de raios.

Por meio das redes sociais, a Cedec fez o alerta para a pancadas de chuva em Pouso Alegre, Três Corações, Cristina e outras cidades próximas, localizadas na Região Sul de Minas Gerais. O aviso também foi dado para moradores de Alfenas,  Campos Gerais, Santana da Vargem, Boa Esperança e Varginha.

Já para as cidades de São Sebastião do Paraíso, São Tomaz de Aquino, e municípios vizinhos, a previsão é de queda de granizo de médio a grande. O mesmo vale para as cidades de Andradas, Jacutinga, Albertina, e Gramínea.

Previsão de chuva


A instabilidade no tempo será provocada pela chegada de uma frente fria a Minas Gerais. “Temos uma frente fria que está no litoral paulista. Ela já provoca áreas de instabilidade no território mineiro, devido ao calor e a umidade elevada. Consequentemente, teremos chuva”, explicou o meteorologista Claudemir de Azevedo.

As chuvas isoladas devem atingir as regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaiba, Sul, e Oeste do estado, já a partir desta segunda-feira. Nas faixas Leste e Norte, o céu vai ficar parcialmente nublado.

Alívio na capital


Belo Horizonte teve um longo período de estiagem, que foi interrompido nesse domingo. Alguns pontos da cidade foram atingidos por uma precipitação rápida no início da tarde. As estações meteorológicas do Inmet registraram o acumulado de 4,2 milímetros (mm) de água. A última chuva significativa, segundo o instituto, foi em 4 de junho. Neste tempo, a cidade até teve uma precipitação acompanhada de granizo, em 23 de agosto, mas que não foi registrada pelas estações.

“Tivemos uma chuva fraca nesse domingo que aliviou a baixa umidade. Nos próximos dias, deve ficar em 40%. Então, teremos índices mais agradáveis”, diz o especialista. A capital mineira pode ter pancadas de chuva a partir desta segunda-feira. “Nesta terça-feira, poderá ter chuva principalmente entre a tarde e o início da noite. Esta situação deve continuar até quinta-feira. Na sexta-feira, diminui um pouco”, completou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)