(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas QUÍMICA EM FESTA

Tabela periódica faz 150 anos e ganha versão gigante para ninguém esquecer

Cefet estampa vidraças de seu prédio principal em Belo Horizonte com o quadro de elementos químicos em dimensão recorde no Brasil


postado em 07/09/2019 06:00 / atualizado em 02/10/2019 11:05

Instalada no prédio principal da instituição de ensino, a tabela periódica do Cefet mede 14m de comprimento por 7 de altura e é a maior do Brasil(foto: Julio Sardinha/Secom/Cefet-MG)
Instalada no prédio principal da instituição de ensino, a tabela periódica do Cefet mede 14m de comprimento por 7 de altura e é a maior do Brasil (foto: Julio Sardinha/Secom/Cefet-MG)


Pode-se até não lembrar os elementos de cor, mas se tem algo que não sai da memória dos tempos de estudante é a tabela periódica. De importância científica imensurável e emblemática aos olhos dos leigos, essa dama longeva, que completa 150 anos, agora pode ser vista em grandes proporções, colorida e imponente em plena Avenida Amazonas, a pé, de dentro do carro ou do ônibus.

O Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) instalou um exemplar da tabela nas vidraças de seu prédio principal, no câmpus 1, no Bairro Nova Suíça, Região Oeste da capital. E ganhou, com a façanha, o título de maior tabela periódica do Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Química.

A ideia tinha que vir mesmo de um apaixonado. O professor do departamento de química do Cefet Breno Galvão conta que ia embora um belo dia, quando olhou para aquela parede despida e pensou: “Ficaria fenomenal”. Sem pensar mais, sem contar a quantidade de janelas nem medir altura, tirou foto e perguntou aos colegas do departamento quem animava. “Acabou saindo melhor que o esperado”, comemora.

As dimensões impressionam: são 14 metros de comprimento por 7m de altura. Tudo dividido como manda o figurino: em oito colunas e 12 faixas horizontais. Apresenta os 118 elementos, 92 encontrados na superfície terrestre e outros sintetizados em laboratório. O aniversário da tabela periódica, proposta em 1869 pelo russo Dmitri Mendeleiev (1834-1907), está sendo comemorado ao redor do mundo.
A Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) e a Unesco proclamaram este ano como o “Ano internacional da tabela periódica dos elementos químicos”, em tradução livre. A ideia é “aumentar a sua consciência global e a educação em ciências básicas”, conforme comunicado oficial da ONU.

As janelas do Cefet foram adesivadas. Como o número de linhas não cabia, a solução foi pôr a primeira delas, que tem apenas hélio (HE) e hidrogênio (H) na parte de alvenaria. Pronto, tudo encaixado em formato correto. “Nenhuma outra ciência tem algo tão claro e na memória das pessoas como a tabela. A física não tem, nenhuma outra. Ou seja, além da importância científica, ela é icônica”, ressalta o professor.

Além do painel, o departamento tem previsto para a 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Cefet-MG uma semana da química. Na abertura, marcada para 22 de outubro, o professor Breno vai proferir a palestra “A história da química e o ano internacional da tabela periódica”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)