(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas #partiuferias

Férias: confira opções para curtir o recesso escolar em Belo Horizonte

#Partiuferias: Durante a pausa para alunos e professores, BH reserva para crianças e adultos extensa programação. Veja alternativas para o primeiro fim de semana e muito mais


13/07/2019 04:09 - atualizado 13/07/2019 07:57

(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.Apress)
(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.Apress)
Piquenique literário? Tem. Encontro com gorilas? Fechou. Yoga? “Bora” meditar. Exposição? “Tamo junto”... Vai passar as férias em Belo Horizonte? Com atrações para toda a família, a diversão está garantida com a extensa programação gratuita em parques, museus e teatros por toda a cidade. Neste ano, a prefeitura aposta na primeira edição do projeto Férias nos Teatros, com o objetivo de apresentar atrações de diversas linguagens para democratizar o acesso à cultura e formar novos públicos para os teatros municipais. Além de eventos especiais, a programação na capital conta com os espaços de lazer tradicionais e áreas verdes como atrativos para quem vive na cidade ou está de passagem. Mas atenção: embora nestas férias as unidades de conservação municipais não tenham interdição por motivos de saúde pública, para entrar em algumas delas é exigido o cartão confirmando a imunização contra a febre amarela; em outras, é preciso cuidado contra o carrapato transmissor da maculosa.

Proteção em dia, a programação deste ano começa com novidades: o Férias nos Teatros traz atividades gratuitas ou com preços populares, oferecidas até o fim do mês nos teatros Marília, Francisco Nunes e Raul Belém Machado. “Elaboramos uma programação incluindo várias linguagens, como música, dança, circo, teatro, literatura, tradições orais e populares e brincadeiras. E tivemos o cuidado de diversificar também dentro de cada linguagem”, disse Patricia Manata, coordenadora de Circo e Dança da Diretoria de Promoção das Artes da Fundação Municipal de Cultura.

Nessa linha, serão apresentadas atividades de circo de lona e circo contemporâneo, shows musicais, contação de histórias tradicionais do povo pataxó e contações com a editora de livros infantis Aletria, danças urbanas, contemporânea e afro, além de teatro musical. “A programação elege as crianças como público preferencial, mas inclui todos os públicos, a partir dos 4 anos”, acrescentou Patricia. A expectativa é de que nesta semana, em que efetivamente as crianças entram em férias escolares, os três teatros fiquem lotados.

Com atrações para toda a família, a diversão também está garantida aos visitantes do Circuito Liberdade durante as férias de julho. Em alguns equipamentos culturais, o público conta com uma programação inclusiva, acessível para pessoas com deficiência. As ações são voltadas para crianças e adultos durante todos os dias da semana. No Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte, a mostra de animação Fábrica de Sonhos apresenta ao público uma retrospectiva cinematográfica do estúdio internacional de animação DreamWorks. Desde o dia 10 estão sendo exibidas diariamente animações da produtora. Até o fim do mês serão 35 longas-metragens e três sessões especiais com recursos de acessibilidade.

E quem é fã de cinema, mas na temática adulta, também pode conferir a programação da Fundação Clóvis Salgado. Integrando o período de férias escolares, Pedro Almodóvar, um dos mais expressivos cineastas da Espanha e do mundo, é o protagonista na nova mostra do Cine Humberto Mauro. A mostra, que ocorre até quinta-feira, busca resgatar a trajetória de Almodóvar após o lançamento de Dor e Glória (2019), longa que estreou nos cinemas brasileiros na última semana. Reunindo 19 obras do diretor, a Mostra Almodóvar se dedica aos melodramas e comédias, com temas como homossexualidade, transexualidade, prostituição, sexo, terrorismo e corrupção. A programação é gratuita.

De volta ao Circuito Liberdade e à criançada, também haverá oportunidade de aprender e se divertir com a programação especial que o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal preparou, com dinâmicas, contação de histórias, oficinas e jogos educativos. As atividades, que vão de terça-feira até o dia 31, abordarão a temática do museu de forma leve e descontraída. “Uma das diretrizes da nossa programação é tentar divulgar a ciência e tecnologia de forma lúdica e divertida. Queremos mostrar que a ciência faz parte do cotidiano das pessoas. E, para isso, tentamos fazer de forma mais inclusiva. Teremos oficinas para crianças e também para idosos”, contou Suely Monteiro, coordenadora Educativa do MM Gerdau. Destaca-se a parceria com uma ONG que se chama Feito Vó, para que a linguagem e temáticas sejam adaptadas ao público com mais de 60 anos. A entrada é gratuita e, para participar, basta apresentar-se na recepção do museu.

Chances de 
'SAIR DA TOCA'

Para quem quer aproveitar a natureza neste mês de temperaturas mais baixas, também há opções de sobra. Ontem, foi dia de festival de pipas no Parque das Mangabeiras, brincadeira que marca a estação de bons ventos das férias escolares em toda a Grande BH. Já durante o fim de semana, o Parque da Serra do Curral, na Avenida José do Patrocínio Pontes, também no Bairro Mangabeiras, Região Centro-Sul da capital, conta com piquenique literário e kundalini yoga. A primeira atividade será hoje, das 9h às 12h, e contará com brincadeiras cantadas, mediação de leitura, oficina de primeiras leituras, circuito de parlendas, biblioteca ao ar livre, troca de livros e brincadeiras tradicionais. A aula gratuita de yoga será amanhã, das 9h às 11h, para toda a população. Para isso, a recomendação é que os participantes usem roupas confortáveis e levem um colchonete ou canga para usar durante a atividade.

No zoo, se já não é novidade o nascimento de mais um integrante da família gorila, visitá-lo já é possível antes do tempo previsto por biólogos e cuidadores. O bebê pode ser visto em longos passeios, agarrado às costas da mamãe, Lou Lou, de 15 anos. O filhotinho nasceu em 8 de junho, ampliando o grupo já formado por sete indivíduos: o pai, o gorila Leon, de 21, Imbi, de 19, mãe de Jahari, de 4, e Ayo, de 2, além de Lou Lou, mãe do recém-nascido e também de Sawidi, de 4.

DIA DA COBRA Durante o recesso do período escolar, visitá-los pode ser uma ótima ideia, assim como ir pensando no nome do novato, que deve ser escolhido por votação popular. A programação do zoológico conta com encontro com gorilas em seu recinto. A visita vai ocorrer dias 17, 24 e 31, das 9h às 11h, e dias 19 e 26, das 14h às 16h. A programação ainda conta com o Dia Mundial da Cobra, na terça-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h, na Casa dos Répteis.

Por causa de doenças que ainda rondam a cidade, todo cuidado é necessário para a diversão não se tornar dor de cabeça. Por recomendação da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, o acesso aos parques da Serra do Curral, Aggeo Pio Sobrinho e das Mangabeiras, além do Mirante do Mangabeiras e Jardim Zoológico, requer a apresentação de comprovante de imunização contra a febre amarela, com vacina aplicada no mínimo 10 dias antes da visita, e documento de identidade com foto. Bebês menores de 9 meses, por não poderem ser vacinados, não devem visitar os espaços.
 
Hoje tem 
Especial de férias
 
Oficina circense
Dentro da programação do projeto Férias nos Teatros, na Prefeitura de BH, o Espaço Cênico Yoshifumi Yagi recebe hoje e nos próximos sábados do mês a Oficina de Circo Contemporâneo. Nas oficinas do Grupo Trampulim, os participantes terão oportunidade de conhecer algumas das técnicas adotadas no circo, além de música e teatro, tendo como foco a linguagem do palhaço e a improvisação com um simples propósito: insistir no riso e transformar pela arte. Toda a programação é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (31) 3277-6437. As atividades ocorrem no Teatro Raul Belém Machado, na Rua Leonil Prata, sem número (em frente a Praça Paulo VI), Região Noroeste de BH.
 

Toda história tem um filme
No fim de semana, a mostra do estúdio internacional de Animação DreamWorks, que já é um sucesso no Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte, exibe agora o complemento de animação Fábrica de Sonhos. O público é levado para uma retrospectiva cinematográfica com exibições diárias de animações da produtora. Ao todo, serão 35 longas-metragens com três sessões especiais com recursos de acessibilidade. Shrek, Como Treinar o seu Dragão e Madagascar são alguns dos sucessos que serão vividos com experiência em audiodescrição, interpretação em libras e legenda descritiva. A mostra se encerra dia 29. Para ver a programação gratuita completa, acesse https://culturabancodobrasil.com.br/portal/belo-horizonte/.

Diversão das Minas e do Metal
A criançada vai poder aprender e se divertir com a programação especial que o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal preparou. Dinâmicas, contação de histórias, oficinas, jogos educativos estão disponíveis no espaço. As atividades abordam a temática do museu de forma leve e descontraída ensinando e colocando em prática assuntos da antiguidade. A entrada é gratuita e, para participar não é necessário inscrição prévia. Menores de 13 anos devem estar acompanhados dos responsáveis, que podem participar das atividades com as crianças. As vagas são limitadas e sujeitas à lotação do espaço. A programação completa está em www.mmgerdau.org.br/programe-se.

E amanhã, também
BH é da Gente
As férias no programa BH é da Gente têm diversão garantida. As manhãs de todos os domingos prometem lazer e saúde para crianças em quatro pontos da cidade. Na Savassi, Região Centro-Sul, nos trechos das avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas, tem atividades de yoga e oficina de skate. Na Avenida Silva Lobo, entre as ruas Xapuri e Garret, na Região Oeste, tem oficina de esportes como futebol, voleibol e basquete. Na Avenida Guarapari, Região da Pampulha, entre a Avenida Portugal e a Rua Deputado Salim Nacur, tem oficina de circo. Na Rua Araribá, entre as Ruas Marcacita e Carmo do Rio Claro, na Pedreira Prado Lopes, Região Noroeste, o destaque fica com os jogos de tabuleiro, como dama e xadrez. O programa da prefeitura funciona das 9h às 13h e todas as atrações são gratuitas.

Aprender andar de bike
Uma chance para as famílias aproveitarem o tempo livre e entender que nunca é tarde para desenvolver novas habilidades. O projeto “Escola Bike Anjo no Minas Shopping” oferece, amanhã, aulas gratuitas para que as pessoas aprendam a pedalar. A atividade é realizada, das 9h às 13h, em um espaço coberto do estacionamento G2 e as inscrições são feitas no próprio local. O projeto atende cerca de 25 pessoas, acompanhadas por, aproximadamente, 40 minutos cada. Na programação, os participantes também receberão dicas sobre segurança no trânsito e sobre como fazer pequenos reparos nas bicicletas. Os 20 primeiros que chegarem ao espaço ainda terão direito a uma sessão especial de massagem relaxante gratuita.

Teatro na praça
Um teatro na praça promete encantar o público amanhã. O espetáculo ‘Abena’ leva, de forma poética, uma releitura do mito originário da África Ocidental “O casamento da Princesa Abena”. A princesa é considerada uma mulher belíssima, que ressalta todas as características de sua etnia. A peça reforça a identidade negra também do Brasil com  aventura, na qual fogo e chuva disputam pela mão da princesa, que já está apaixonada por um de seus pretendentes. O espetáculo da Cia Bando começa às 10h, na Praça da Saúde, na Avenida Silva Lobo, Bairro Grajaú, Região Oeste de BH.



 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)