(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Férias tem passeios, esportes e dança em Belo Horizonte; confira programação

Espaços de lazer oferecem lista de atrativos que tem até aulas de arte marcial em praças e parques da capital


postado em 04/01/2019 06:00 / atualizado em 04/01/2019 07:34

Instaladas no mês passado, as lunetas do Mirante das Mangueiras permitem a apreciação de detalhes do horizonte da cidade, tornando ainda mais atrativa a visita ao local(foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)
Instaladas no mês passado, as lunetas do Mirante das Mangueiras permitem a apreciação de detalhes do horizonte da cidade, tornando ainda mais atrativa a visita ao local (foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)

 Vai passar as férias em Belo Horizonte? Aproveite programas gratuitos e ao ar livre para curtir a cidade, observar seus detalhes, praticar esportes e dançar. De basquete a tai chi chuan, opções não faltam nos parques e praças para crianças e adultos, em diversas regiões da capital. Além de eventos especiais, a programação da Prefeitura de BH conta com os espaços de lazer tradicionais como atrativo para quem vive na cidade ou está de passagem. Mas atenção: para entrar em alguns lugares ainda é exigido o cartão confirmando a imunização contra a febre amarela.

Uma aula de basquete aos sábados é o convite para o público masculino e feminino de todas as idades do Parque Vencesli Firmino da Silva, no Bairro Alípio de Melo, na Região Noroeste de BH. O projeto Basquete popular no bairro tem o intuito de ensinar e desenvolver, das 9h às 18h, os fundamentos da modalidade esportiva. Os interessados devem usar tênis, short e camiseta. Quem tiver pode levar uma bola de basquete. Pela manhã, as aulas são para as crianças e, à tarde, para adolescentes e adultos. Mais informações podem ser obtidas diretamente com o professor, na quadra do parque.

No Parque Municipal, também aos sábados, haverá, das 8h às 9h30, tai chi chuan na Praça do Trenzinho. Já no Parque Renato Azeredo, no Bairro Palmares, na Região Nordeste, a aula é de lian gong, todas as terças e quintas-feiras. No Rosinha Cadar, no Santo Agostinho, na Região Centro-Sul, este domingo será dia de dança no parque, das 16h às 17h30. Tratam-se de danças de roda, recolhidas de diferentes partes do mundo em diferentes períodos. A programação mostra como as danças sagradas são usadas para reunir pessoas em alegres celebrações, resgatando o contato com a tradição dos povos antigos, e também para a integração, harmonização individual e grupal, e como instrumento de autoconhecimento.

Observar a cidade é outra opção para as férias. No início do mês passado, a Belotur instalou, em comemoração ao aniversário da capital, lunetas de observação em dois pontos de BH. Três delas estão no Mirante dos Mangabeiras, na Região Centro-Sul. Se de lá de cima a vista é apreciada de maneira ampla, agora, é possível fazê-lo olhando os detalhes do horizonte. Duas peças também foram inauguradas na Rua Sapucaí, na Floresta, Região Leste, de onde se pode olhar com mais cuidado as obras do Circuito Urbano de Arte (Cura), nas empenas de prédios do Centro.

Todos os parques e o zoológico funcionam normalmente no período de férias. O cartão de vacinas é exigido para acesso à Fundação Zoobotânica, na Pampulha, e parques das Mangabeiras, Serra do Curral, também na Região Centro-Sul, e Aggeo Pio Sobrinho, no Bairro Buritis, na Região Oeste de BH. A Fundação Zoobotânica, aliás, tem programação extensa na segunda quinzena deste mês.

Entre os dias 15 e 26, o bate-papo 60 anos do Zoo apresenta aos visitantes um pouco da história do jardim zoológico de Belo Horizonte, seus objetivos e sua importância enquanto espaço educativo e de lazer para a cidade. Por meio de uma exposição de fotos, será contada a história dos animais mais antigos e as curiosidades sobre as diferentes espécies. Às quartas e sextas-feiras, uma outra roda de conversas vai tratar do comportamento e as características dos gorilas que estão no local. No Pesque e Fale, que vai ocorrer no Aquário do Rio São Francisco, a proposta é conscientizar, por meio de uma atividade lúdica, sobre questões relacionadas à pesca predatória. Nos dias 23 e 30, o aquário estará aberto das 18h às 21h para os visitantes conhecerem algumas espécies de peixes do Rio São Francisco e ainda os bastidores do aquário e os trabalhos de conservação feitos nele.

No Parque Ecológico da Pampulha, dinâmicas, exposição e jogos vão apresentar a fauna nativa da Bacia da Pampulha. No Parque das Mangabeiras, os participantes serão convidados, por meio de atividades lúdicas, a discutir questões ligadas à conservação da biodiversidade no jogo da biodiversidade. As atividades ocorrem também na segunda quinzena do mês. A riqueza da fauna e da flora será apresentada em jogos bastante conhecidos do público: bingo, dominó, jogo da memória e jogo de tabuleiro. A expectativa é de que esses jogos estimulem a curiosidade dos visitantes de modo que eles reconheçam a importância da conservação das espécies. Oficina de vasinhos ecológicos também faz parte da programação.

 

Programe-se
Confira as atividades das férias em BH

» Parque Vencesli Firmino da Silva
(Bairro Alípio de Melo) – Projeto Basquete popular, aos sábados, das 9h às 18h

» Parque Municipal – Tai chi chuan, aos sábados, das 8h às 9h30, na Praça do Trenzinho

» Parque Renato Azeredo
(Bairro Palmares) – Lian gong, terças e quintas-feiras

» Rosinha Cadar (Bairro Santo Agostinho) – Dança no parque, dia 6 de janeiro, das 16h às 17h30

» Mirante dos Mangabeiras – De terça-feira a domingo, das 9h às 18h30

» Parque dos Mangabeiras – Na segunda quinzena do mês,  a riqueza da fauna e da flora por meio de jogos: bingo, dominó, jogo da memória e jogo de tabuleiro – de terça-feira a domingo, das 8h às 17h

» Zoológico – Bate-papo 60 anos do Zoo, dos dias 15 a 18 e 22 a 25, das 9h às 11h, e nos dias 20 e 26, das 10h às 13h; Aquário do Rio São Francisco (Pesque e Fale), nos dias 15 a 18, 22, 24 e 25, das 9h às 11h; e no dia 23, das 14h às 16h

» Parque Ecológico da Pampulha – Dinâmicas, exposição e jogos. Aberto de terça-feira a quinta-feira para grupos agendados e sexta-feira a domingo para o público em geral, das 8h30 às 17


Crédito em espera
Falta apenas a liberação do governo federal para a contratação de um crédito de US$ 138,5 milhões (cerca de R$ 530 milhões) da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e à Corporação Andina de Fomento (CAF). Caso sejam aprovados pela União, os valores serão aplicados nas áreas da saúde e da mobilidade urbana. O aporte já foi autorizado pela Câmara Municipal e admitido pelas instituições financeiras envolvidas na operação. A expectativa do Executivo municipal é que os dois empréstimos, negociados nos últimos dois meses, estejam contratados e liberados em 2019.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)