(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mais 57 cidades de Minas vão ter unidades do Corpo de Bombeiros até 2026

Expansão faz parte do Plano de Comando da corporação, que já marca presença em 73 municípios no estado


postado em 03/07/2019 06:00 / atualizado em 03/07/2019 08:02

Militares do Corpo de Bombeiros em ação que debelou incêndio na Praça Sete, no Centro da capital. Equipes estão presentes hoje em 73 municípios do estado(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press - 16/6/19)
Militares do Corpo de Bombeiros em ação que debelou incêndio na Praça Sete, no Centro da capital. Equipes estão presentes hoje em 73 municípios do estado (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press - 16/6/19)

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais lançou ontem Plano de Comando que prevê a ampliação do efetivo para todo o estado até 2026. Atualmente, os bombeiros estão em 73 municípios e a proposta é levar a presença dos militares para outras 57 cidades mineiras, totalizando 130 municípios até 2026. O plano foi apresentado durante solenidade na Cidade Administrativa com a entrega da Medalha da Ordem do Mérito Dom Pedro II. Foram entregues 103 medalhas a bombeiros que se destacaram e autoridades, como o governador Romeu Zema, o presidente da Assembleia Legislativa, Agostinho Patrus, e o presidente do Tribunal de Justiça, Nelson Missias de Morais.

Está prevista a abertura de novos postos nos municípios mineiros, mas não há qualquer indicativo de maior equilíbrio entre as mulheres e homens na corporação. O efetivo em Minas é composto por 6 mil homens e mulheres, mas elas, por determinação legal, representam apenas 10% da corporação. “É uma decisão que não cabe ao comando. Cabe à legislação. Estamos completamente abertos para isso. Quero ressaltar que há duas mulheres entre os 15 coronéis de nossa corporação. Reconhecemos o trabalho de todos os nossos integrantes. A meritocracia prevalece dentro da corporação”, afirmou o comandante-geral Edgar Estêvão da Silva. De 2015 para 2019, a presença dos bombeiros militares saiu de 58 para 73 municípios, crescimento de 24% em quatro anos.

Uma unidade de bombeiros em cada cidade inicia-se com efetivo de pelo menos 16 homens. "Estamos abrindo oportunidades para que as cidades tenham bombeiros municipais, fiscalizados e coordenados pelo Corpo de Bombeiros Militar. O objetivo é fazer com que o primeiro socorro chegue ao cidadão em qualquer parte do estado de Minas Gerais", afirmou o comandante Edgar.

A tragédia da Vale em Brumadinho, a ajuda a Moçambique, que sofreu com desastres naturais, e o incêndio debelado em edifício na Praça Sete foram algumas das ações realizadas com êxito recentemente pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. O Dia Nacional do Bombeiro foi comemorado ontem.

"É um dia de vitória para a corporação, que celebramos com toda sociedade. Entregamos a Medalha Pedro II aos principais bombeiros que se destacaram neste ano. Também a todas as autoridades. Bombeiros não fazem o trabalho sozinho. Destacamos a Polícia Militar e os três poderes", afirma o comandante-geral. Em sua fala, ele destacou o trabalho dos bombeiros no combate a tragédias, baseado na "devoção para com a sociedade, esforço físico e psicológico". Reconheceu que há questões que podem ser melhoradas, como estrutura e aumento no número de viaturas.

O governador, agraciado com a medalha e a comenda de Bombeiro Honorário, disse ser "uma grande honra receber as condecorações". "O Corpo de Bombeiros é uma instituição consolidada, que só tem dado orgulho a nós, mineiros", disse. O governador ainda lembrou do parcelamento e atrasos no pagamento do salário e 13º. "Temos feito tudo que está ao nosso alcance. Não podemos fugir da nossa responsabilidade. É uma questão matemática", afirmou Romeu Zema. Ele disse que se trata de um equilíbrio frágil as contas do estado. “Não é uma questão ideológica. É uma questão aritmética”, disse, lembrando que tanto a União como o estado têm gastos que superam a arrecadação.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)