(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Montes Claros recebe novo parque ecológico no Dia Mundial do Meio Ambiente

Município do Norte de Minas se tornou uma das cidades mineiras com mais áreas verdes dentro do espaço urbano


postado em 05/06/2019 17:58 / atualizado em 05/06/2019 18:05

(foto: Elizabeth Saraiva/Divulgação)
(foto: Elizabeth Saraiva/Divulgação)

Montes Claros, no Norte de Minas tornou-se uma das cidades mineiras com mais áreas verdes dentro do espaço urbano. Nesta quarta-feira, Dia Mundial do Meio Ambiente, foi inaugurado o Parque Ambiental Cândido Canela, localizado no Bairro Canelas, fundo do terminal rodoviário.

Este é o quinto parque ecológico instalado na cidade. Antes, o município já contava com outros quatro parques municipais: Milton Prates, Mangueiras, Sapucaia, Sagarana e o Parque Estadual da Lapa Grande. Este último, administrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), conta com 15.320 hectares, situado a cinco quilômetros da área urbana.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Ribeiro, disse que a Prefeitura prepara a instalação de mais três áreas verdes: o Parque Belvedere, que abriga a antiga Lagoa dos Portugueses, entre os bairros Camilo Prates e Belvedere; o Parque Antônio Jorge (Mangues), entre os bairros Park Residencial Sul e José Corrêa Machado e uma outra área de preservação que será criada junto ao novo Distrito Industrial, na Estrada da Produção, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig). 

“Hoje, se considerarmos o Parque da Lapa Grande, podemos dizer que Montes Claros, em breve, terá uma extensão de áreas verdes maior do que a de Curitiba”, afirmou o secretário Paulo Ribeiro. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONG), a Capital Paranaense conta com índice área verde por habitante cinco vezes maior do que o recomendável, que é de 12 metros quadrados por morador.

O Parque Cândido Canela inaugurado nesta quarta-feira tem área de 19 mil metros quadrados, que foi toda cercada e conta com pista de caminhada e esculturas, confeccionadas por artistas plásticos da cidade. A área verde foi instalada em um local que era freqüentado por usuários de drogas e vândalos.

As obras de urbanização do imóvel contaram com a atuação de oito detentos inseridos no projeto social “Além das Prisões”. Eles contam com remissão de pena – redução de um dia de reclusão para cada três dias trabalhados. 

O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto (PPS), destacou que a Municipalidade investe na criação de áreas verdes em busca da melhoria de qualidade de vida da população, oferecendo opção para que os moradores possam fazer caminhadas e outros exercícios físicos. Nesse sentido, o Parque Cândido Canela receberá também uma quadra poliesportiva e uma academia ao ar livre.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)