(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dengue avança em BH: mortes sobem para 11 e casos vão a 26,1 mil

Em uma semana, mais aproximadamente 5,5 mil novos casos foram confirmados e duas mortesem Belo Horizonte. Mais de 52 mil notificações estão sendo investigadas


postado em 31/05/2019 16:12 / atualizado em 31/05/2019 16:18

Casos seguem aumentando a cada semana em Belo Horizonte(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Casos seguem aumentando a cada semana em Belo Horizonte (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)

Os casos de dengue seguem se multiplicando em Belo Horizonte. Em uma semana, o aumento no número de confirmações da doença foi de 26,9%. Já são 26.100 pacientes doentes na capital mineira. Mais dois pacientes que contraíram a enfermidade não resistiram aos sintomas. Desde o início do ano, o número de óbitos já é 11.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), divulgados nesta sexta-feira, mostram que os casos seguem aumentando mesmo em maio, quando, historicamente, há diminuição nos registros da doença transmitida pelo Aedes aegypti. Em sete dias, foram mais 5,5 mil novas notificações confirmadas. O que fez o balanço subir de 20,5 casos para 26,1 mil. A situação pode ser ainda pior, pois há 52.767 casos sendo investigados.

As mortes também vêm aumentando. Já são 11 óbitos registrados desde o início do ano, dois a mais do que a última semana. Vale lembrar que não significa que os pacientes perderam a vida neste período. Foram confirmadas duas mortes em fevereiro, uma em março, e oito em abril. Segundo a SMSA, sete dos pacientes já tinham outras doenças que contribuem para complicações.

A Região do Barreiro continua sendo a líder em casos confirmados. Foram 9.298  registros e outros 1.263 ainda em investigação. Seguida pela região da Pampulha, com 3.282 casos, e 3.920 suspeitos, Nordeste, 3233 confirmados, e 8.743 em apuração.

Postos abertos


A população poderá procurar os três Centros de Atendimento à Dengue (CAD) que vão funcionar no fim de semana das 7h às 18h. Os CADs são serviços especializados para atender de forma espontânea, pessoas com sintomas da doença. Eles estão localizados na  Praça Modestino Sales Barbosa, 100, no Bairro Flávio Marques Lisboa (CAD Barreiro), na  Rua Joaquim Gouvêia, 560, Bairro São Paulo (CAD Nordeste), e na Rua Padre Pedro Pinto, 175,  2º andar (CAD Venda Nova).

Zika e Chikungunya


Outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti também vêm aumentando. Segundo a SMSA,  foram notificados 178 casos de chikungunya, em residentes de Belo Horizonte. Destes, foram confirmados 31 casos, sendo nove contraídos no município, nove importados e 13 contraídos em locais com origem indefinida. Há 147 casos em investigação.

Já em relação ao Zika, foram notificados 196 casos em residentes de Belo Horizonte. Há um caso confirmado para a doença. Outros 95 casos foram descartados e 100 permanecem em investigação.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)