(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Unidade exclusiva para casos de dengue é inaugurada no Barreiro

Com mais de 6 mil casos confirmados em BH, abertura de centro para atendimentos exclusivos da doença é parte de estratégia para reduzir consequência da enfermidade


postado em 27/04/2019 08:00 / atualizado em 27/04/2019 11:11

Dezenas de pessoas passaram pela unidade na manhã deste sábado(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A.Press)
Dezenas de pessoas passaram pela unidade na manhã deste sábado (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A.Press)

Já está funcionando na Região do Barreiro, em Belo Horizonte, desde a manhã deste sábado, o Centro de Atendimento à Dengue (CAD). A unidade é destinada exclusivamente aos pacientes com sintomas da doença que já tem mais de 6 mil casos confirmados da enfermidade só na capital mineira. Outras duas unidades do mesmo tipo serão abertas já na próxima semana nas regiões de Venda Nova e Nordeste.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de BH, a nova unidade pode ser procurada diretamente pelos pacientes com os sintomas e vai funcionar todos os dias, de 7h às 18h, na Praça Modestino Sales Barbosa, 100, Bairro Flávio Marques Lisboa. Dezenas de pessoas já procuraram a unidade nesta manhã, que fica no mesmo prédio do Centro de Especialidades Médicas do Barreiro e também abriga outros três serviços.
Taciana Malheiros destaca que outros dois CADs serão abertos já na próxima semana nas regiões de Venda Nova e Nordeste(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A.Press)
Taciana Malheiros destaca que outros dois CADs serão abertos já na próxima semana nas regiões de Venda Nova e Nordeste (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A.Press)


De acordo com a subsecretária de Atenção à Saúde, Taciana Malheiros, toda a cadeia necessária de atendimento está disponível no CAD Barreiro. "Aqui ele (o paciente) vai passar por um exame clínico inicial, com médico e enfermeiros onde há uma classificação da doença. Em seguida é realizada a coleta dos exames laboratoriais, a hidratação oral, a hidratação venosa, e nos casos mais graves eles serão encaminhados para uma das nossas unidades de urgência (UPAs) pelo nosso transporte em saúde", afirma.

Ela é diferente da Unidade de Reposição Volêmica (URV) que foi aberta no início da semana na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro-Sul. Nesse caso, apenas pacientes encaminhados pela prefeitura recebem atendimento. Já no CAD do Barreiro, qualquer pessoa pode procurar diretamente o serviço.

CAD oferece a possibilidade de exames laboratoriais e hidratação oral ou venosa(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A.Press)
CAD oferece a possibilidade de exames laboratoriais e hidratação oral ou venosa (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A.Press)


Além da abertura dessas novas unidades, pelo terceiro fim de semana seguido a PBH está abrindo centros de saúde específicos da cidade aos sábados. Hoje, a lista conta com sete unidades abertas entre 8h e 17h. O objetivo é desafogar as UPAs, já que a maioria dos casos suspeitos de dengue recebem a cor verde na escala de prioridades e por isso podem ser atentidos normalmente nas unidades básicas, que são os centros de saúde dos bairros.

Confira a lista dos pontos que abrem hoje na capital mineira:


Centro de Saúde Tirol – Barreiro
Rua Nélio Cerqueira, 15 – Tirol
Horário: 8h às 17h

Centro de Saúde São Paulo – Nordeste
Rua Padre José Alves, 357 – São Paulo
Horário: 8h às 17h

Centro de Saúde Carlos Prates – Noroeste
Rua Frederico Bracher Júnior, 103 – Carlos Prates
Horário: 8h às 17h

Centro de Saúde São Bernardo – Norte
Rua Vasco da Gama, 334 – São Bernardo
Horário: 8h às 17h

Centro de Saúde Vila Imperial – Oeste
Rua Guilherme Pinto da Fonseca, 350 – Madre Gertrudes
Horário: 8h às 17h

Centro de Saúde Santa Terezinha – Pampulha
Rua Senador Virgílio Távora, 157
Horário: 8h às 17h

Centro de Saúde Andradas – Venda Nova
Rua Mariana Amélia de Azevedo, 21 – São João Batista
Horário: 8h às 17h


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)