(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dirigir embriagado pode gerar multa de quase R$ 3 mil; Detran/MG alerta para o carnaval

Departamento de Trânsito de Minas Gerais alerta para os perigos da combinação bebida alcoólica e volante. Saiba quais são as punições e casos de suspensão da CNH


postado em 27/02/2019 17:00 / atualizado em 27/02/2019 17:21

Polícia vai intensificar segurança com blitze da Lei Seca em todo estado(foto: Polícia Militar Rodoviária/Divulgação - 25/03/2017 )
Polícia vai intensificar segurança com blitze da Lei Seca em todo estado (foto: Polícia Militar Rodoviária/Divulgação - 25/03/2017 )

Álcool e direção é uma mistura perigosa que pode resultar em fatalidade no trânsito. Por esse motivo, a Polícia Civil de Minas Gerais, por meio do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG), alerta para os perigos dessa combinação no carnaval, época em que foliões costumam curtir a festa consumindo bebidas alcoólicas. No ano passado, foram registrados pelo menos 4.467 acidentes de trânsito causados por motoristas embriagados.

Dirigir embriagado é classificado como infração gravíssima, com instauração de processo administrativo para a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por 12 meses, além de multa no valor de R$ 2.934,70. Se houver reincidência no período de um ano, o valor é dobrado e a CNH é cassada.

Os efeitos do álcool no corpo humano são duradouros. Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), um copo de cerveja, por exemplo, demora cerca de seis horas para ser eliminado pelo organismo. As variáveis fisiológicas, como idade, gênero e condições físicas, também podem  interferir  no tempo que o álcool permanece no corpo.

A pesquisa da Abramet indica que o álcool continua a afetar o cérebro mesmo depois de algumas horas, prejudicando a coordenação e capacidade de tomar boas decisões ao volante. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, entre janeiro e novembro de 2018, foram registrados 4.467 acidentes de trânsito com a causa presumida “dirigir embriagado”.

Bafômetro
A recusa do teste do bafômetro constitui infração. A embriaguez ao volante também pode ser constatada pelo policial, observando a capacidade psicomotora do condutor como, por exemplo, o andar cambaleante, olhos vermelhos, hálito etílico e fala desconexa. Se no teste de embriaguez, o etilômetro marcar mais que 0,33 mg/l, o condutor será conduzido à Delegacia.

Em Minas Gerais foram registradas 17.683 infrações por dirigir sob a influência de álcool e 6.511 infrações pela recusa do bafômetro, de acordo com dados do Detran/MG em 2018. Em 2017, foram 17.621 infrações por dirigir embriagado e 5.905 pessoas foram autuadas por se recusarem a submeter ao teste de alcoolemia.

Punição
Desde abril de 2018, as penalidades ficaram mais rígidas para condutores embriagados que causam morte ou lesão corporal grave ou gravíssima na direção de veículo automotor. Nesses casos é aplicada a pena de reclusão que pode levar de cinco a oito anos. Isso significa que o condutor será conduzido à presença da Autoridade Policial e não terá mais direito a pagar fiança na delegacia para ser liberado, ficando a disposição da Justiça, além de pagar a multa e ter a CNH suspensa.

Portanto, fica o alerta: álcool e direção não combinam. Se for beber, é melhor deixar o carro em casa, usar o transporte coletivo, pegar carona com alguém que não bebe, ir de táxi ou chamar algum motorista de aplicativo. O importante é curtir a folia e voltar para casa em segurança e livre de problemas.
 

* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)