(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Inhotim abre durante carnaval e ajuda retomada de turismo em Brumadinho

Centro de arte contemporânea é destino para quem quer fugir da folia. Público poderá participar de atividades especiais com entrada gratuita na quarta-feira


postado em 26/02/2019 17:59 / atualizado em 26/02/2019 18:48

(foto: Leandro Couri/EM/DA Press)
(foto: Leandro Couri/EM/DA Press)

O Instituto Inhotim vai abrir todos os dias no feriado de carnaval com programação especial e horário de funcionamento das 9h30 às 17h30. É uma opção para quem quer fugir da folia, ter uma experiência que une arte e paisagens exuberantes e ainda contribuir para a retomada do turismo em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Os visitantes poderão participar de visitas mediadas e atividades gratuitas. O Inhotim reabriu para visitação no último dia 9, após ficar duas semanas fechado em decorrência do rompimento da Barragem em Córrego do Feijão.

O museu fica a cerca de 18 km da barragem, e, apesar de não ter sido atingido pela lama diretamente, vários de seus funcionários perderam familiares e amigos. A retomada das atividades do Instituto é considerada parte de um importante recomeço para Brumadinho.

Além do Inhotim, Brumadinho conta com uma extensa área verde, com diversas espécies da Mata Atlântica e do Cerrado, cachoeiras e trilhas, e uma rica oferta cultural, incluindo tradições de congado e comunidades quilombolas reconhecidas.

Nos últimos anos, muitos hotéis e pousadas foram construídos na região devido ao crescimento do turismo. Há ainda várias opções de bares e restaurantes com comida mineira. 

“Visitar Brumadinho e prestigiar o Inhotim é uma forma de colaborar com uma cidade que busca se reerguer e terá um papel ainda maior na recuperação da cidade nos próximos anos”, destaca o diretor executivo do Inhotim, Antonio Grassi.

Exposições Temporárias

Além de conhecer o acervo permanente e Jardim Botânico do Inhotim, quem visitar o Museu nesse período também terá a oportunidade de ver novas exposições. No dia 15 de dezembro, o Instituto recebeu a obra Spider (Aranha), da artista francesa Louise Bourgeois. A escultura de mais de 3 metros de altura e mais de 700 quilos pertence ao acervo do Itaú Cultural e ficará exposta no Inhotim até 14 de abril. Depois, o trabalho segue para outras instituições no Brasil. 

Outras três novas mostras estão em exibição nas galerias temporárias Praça, Lago e Fonte. As exposições foram inauguradas no dia 6 de setembro e apresentam obras de importantes nomes da arte contemporânea, como Yayoi Kusama, Robert Irwin, David Lamelas e Paul Pfeiffer.

(foto: William Gomes/Divulgação)
(foto: William Gomes/Divulgação)
Programação Educativa

Ação Educativa de Carnaval - Espalhando Desejos

O Educativo Inhotim convida o público a imergir no universo de Rivane Neuenschwander, a partir da ação “Espalhando Desejos”, inspirada na obra da artista “Eu desejo o seu desejo”. Partindo de um retrospecto de sua obra na qual uma coleção de desejos em andamento aparece estampada em fitinhas coloridas, a ação educativa propõe experimentar desejos, reflexões, compartilhamentos e o olhar para o outro a partir da troca de mensagens. Que tal espalhar desejos por aí? Será uma atividade itinerante em meio aos jardins do Inhotim. 

Quando: 2 a 6 de março (sábado a quarta)
Horário: 10h às 12h e 14h às 16h
Ponto de encontro: B1 - Tamboril 
Público: livre 

Visita Temática – Mediação em Ponto: Spider

Aproveitando a inauguração da obra Spider (1996), da artista Louise Bourgeois, o Educativo Inhotim convida os visitantes para conhecerem o trabalho da artista, assim como seu simbolismo.

Quando: 2 a 6 de março (sábado a quarta de carnaval)
Horário: 10h às 12h e de 14h às 16h (o mediador estará disponível na galeria durante o horário mencionado)
Local: G1 – Galeria Mata
Público: livre

Visita Panorâmica

Conversa e reflexão sobre o espaço do Inhotim e seus acervos, explorando as várias possibilidades de percurso. A visita é ideal para quem deseja conhecer um pouco sobre a história do Instituto e se inspirar para seguir seu próprio roteiro ao final do passeio.

Quando: terça a domingo e feriados
Horário: 11h e 14h
Local: saída da Recepção
Público: livre
Observação: 25 vagas, inscrição no local a partir das 10h45/13h45

Ativação da Galeria Marilá Dardot – Recreio In Situ

Já imaginou que uma visita a um museu pode se assemelhar a uma tarde de sábado em um sítio? E que a sua participação em um dia de lazer educativo é uma engrenagem para que uma obra de arte aconteça? Alguns trabalhos expostos no Inhotim partem do princípio de que a interação do público é parte dos ciclos das obras. No sábado a equipe educativa do Inhotim convida a todos para uma ação coletiva de ativação. Venha experimentar um processo de imersão no trabalho “A origem da obra de arte” (2002), da artista Marilá Dardot. Plantar sementes, palavras e sentidos são um exercício de convivência, compartilhamento e construção conjunta.

Quando: 2 de março (sábado)
Horário: 10h às 12h e de 14h às 16h
Local: G17 – Marilá Dardot, “A origem da obra de arte”, 2002
Público: livre 

(foto: William Gomes/Divulgação)
(foto: William Gomes/Divulgação)
Entrada

Os ingressos custam R$ 44 (inteira) e podem ser adquiridos online pelo site Ingresso Rápido ou na recepção do Museu. Na quarta-feira de cinzas a entrada é gratuita.

Acesso

O Instituto fica na Rua B, 20, Brumadinho/MG. Para chegar ao Inhotim, o acesso pela BR-381 está liberado. Já os acessos via BR-040, passando por Retiro do Chalé, Casa Branca ou Piedade do Paraopeba, estão bloqueados.

Para mais informações acesse www.inhotim.org.br ou ligue para (31) 3571-9700 ou 3194-7300.


* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)