(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

'Nasceu de novo', diz policial sobre vítima de carreta na Av. Nossa Senhora do Carmo

Morador de rua foi atingido por uma árvore. Pelo menos outras três pessoas ficaram feridas, entre elas o condutor da carreta, que seguia para o Sul do país


postado em 30/01/2019 13:26 / atualizado em 30/01/2019 17:13

Ver galeria . 29 Fotos Uma carreta desgovernada atingiu carros na Avenida Nossa Senhora do Carmo, em Belo Horizonte, na manhã desta quarta-feira. Acidente deixou feridosJair Amaral/EM/DA Press
Uma carreta desgovernada atingiu carros na Avenida Nossa Senhora do Carmo, em Belo Horizonte, na manhã desta quarta-feira. Acidente deixou feridos (foto: Jair Amaral/EM/DA Press )


Pelo menos quatro pessoas foram atendidas após uma carreta com carga de 27 toneladas atingir outros veículos e a mureta de proteção da Avenida Nossa Senhora do Carmo, no Bairro Sion, na Região Bentro-Sul de Belo Horizonte. Uma delas, segundo um policial militar que atendeu a ocorrência, surpreendeu por ter escapado sem lesões aparentes. Trata-se de um morador de rua que foi atingido por uma árvore derrubada pela carreta. 



“Tem um andarilho que fica na divisão da passarela, deficiente físico, que nasceu de novo porque a árvore caiu em cima dele”, contou o major Sandro Josefino, do 22º Batalhão da Polícia Militar (PM), que atuou no local do acidente. Segundo ele, o homem saiu da avenida com a ajuda das equipes. “Levantou de lá e saiu mancando, mas ele caminha assim por conta de um problema na perna, mas não quis ser atendido. Considero vítima, apesar de não ter se ferido”, disse o policial.

Conforme o militar, um motociclista sofreu um corte na perna, mas não quis ser levado para o hospital. A vítima mais grave é o motorista de um jipe atingido pela carreta. O homem, que ainda não teve o nome divulgado, foi levado em um helicóptero do Corpo de Bombeiros ao Hospital João XXIII com suspeita de fratura em uma das pernas e outros ferimentos, como uma lesão profunda no rosto.

O motorista da carreta, que tem 48 anos, sofreu um corte na testa e foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na avenida, onde permaneceu para acompanhar os trabalhos da perícia. Ele fez o teste do etilômetro, que deu negativo para o uso de álcool. 

O motorista contou que transportava vigas de ferro de Timóteo, no Vale do Aço, para Maringá (PR), onde mora. De acordo com o major Sandro, ainda não se sabe por qual via ele chegou à Avenida Nossa Senhora do Carmo, mas ele diz que perdeu uma entrada em uma rotatória e acabou subindo a avenida. Depois do Ponteio, ele pegou um retorno e começou a descer a avenida na altura de um túnel. “Quando chegou do outro lado, ele viu as placas de que não poderia descer e continuou. Mais para baixo, o freio parou de funcionar. O veículo dele é muito antigo, de 1981”, diz o militar. “Ele tentou parar a carreta escorando na mureta central que divide as duas pistas. Como estava muito rápido, ele atravessou a mureta”, explica o policial. 

Árvore caiu sobre morador de rua que costuma ficar no local. Ele escapou sem ferimentos aparentes(foto: Jair Amaral/EM/DA Press)
Árvore caiu sobre morador de rua que costuma ficar no local. Ele escapou sem ferimentos aparentes (foto: Jair Amaral/EM/DA Press)


Segundo ele, o motorista foi na direção da mureta porque viu que no sentido bairro havia menos veículos. A carreta acabou atingindo dois carros e uma moto na descida da Nossa Senhora do Carmo e outros dois carros no sentido oposto. Um deles era o jipe da vítima que foi para o João XXIII. 

Ainda segundo o policial, motoristas que viram a carreta descendo a avenida chegaram a fazer sinal para o condutor mostrando que ele não poderia estar ali, mas ele perdeu o controle após uma curva à direita na região do túnel. O local onde a carreta parou fica próximo ao último retorno que ele poderia ter pegado para sair da avenida. 

“Estamos recebendo diversos contatos de motoristas de outros veículos que podem ter sido danificados. Muitos pedaços de pedra voaram e os carros não pararam. Ainda estamos contabilizando os veículos que podem estar envolvidos”, disse o militar. Na avaliação do major do 22º Batalhão, o acidente tinha potencial para ser muito mais grave. “Era pra ter morrido (vítimas) se fosse no horário de pico ou se ele descesse direto. Estava indo rápido demais”, comentou. A passarela do Morro do Papagaio, sob a qual a carreta parou, não foi danificada. 

TRÂNSITO A Avenida Nossa Senhora do Carmo foi parcialmente interditada nos dois sentidos. Há reflexos de lentidão na Avenida do Contorno e em outras vias importantes da Região Centro-Sul da capital.  Além da PM e do Corpo de Bombeiros, equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Guarda Municipal e da BHTrans estiveram na via. 

Os ônibus a linha Move 5106 (Bandeirantes/BH Shopping), sentido BH Shopping, teve o itinerário alterado: Av. Cristóvão Colombo, Av. do Contorno, Av. Olegário Maciel, R. Santos Barreto, Av. Raja Gabaglia. 

A carreta só poderá ser retirada após a perícia e o transbordo da carga, que é de responsabilidade da empresa responsável pelo veículo. O condutor dever ser levado para o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). 

Por meio de nota, a BHTrans ressaltou que desde 2009 existem regras para controlar a circulação de veículos de carga no Centro de Belo Horizonte e nos corredores de acesso, entre eles a Avenida Nossa Senhora do Carmo. 

“Carretas são proibidas (24 horas todos os dias) de circular na Avenida Nossa Senhora do Carmo e na Área Central. Já veículos com capacidade de carga acima de 5.5 toneladas ou comprimento superior a 6,50 metros não podem transitar das 7h às 20h (dias de semana), de 7h às 15h(no sábado) e no domingo está liberado, no mesmo trecho”, detalha a BHTrans. “Placas de sinalização orientam os motoristas de veículos de carga sobre as restrições desde a BR-356, incluindo placas com alerta luminoso. No trevo do Belvedere há um posto de controle da BHTrans na qual os agentes orientam motoristas de veículos de carga sobre as restrições e sobre como realizar o retorno”, pontua. 

A BHTrans também destaca que o acidente ocorreu na última saída para o veículo. “O trevo do Belvedere é justamente o ponto de retorno, entre a BR-356 e o início da Avenida Nossa Senhora do Carmo, para os veículos de carga que não atendem a regras de restrição da capital. Só após a avaliação da perícia e da polícia será possível verificar as causas do acidente”, finaliza. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)