(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Em 2 anos, operação da Guarda Municipal nos ônibus de BH tem mais de 100 presos

Na Operação Viagem Segura, guardas embarcam em linhas que passam por avenidas com altos índices de roubos. No ano passado, ação também foi ampliada para estações


postado em 16/01/2019 11:30

Guardas em estação do Move na Avenida Antônio Carlos no início da operação, em 2017(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press - 16/01/2017)
Guardas em estação do Move na Avenida Antônio Carlos no início da operação, em 2017 (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press - 16/01/2017)

A Operação Viagem Segura, realizada pela Guarda Municipal nos ônibus de Belo Horizonte completou dois anos e, conforme o balanço divulgado pela instituição, 103 suspeitos foram detidos durante os mais de 35 mil embarques de agentes nos coletivos furante o período. 

Na operação, guardas municipais embarcam em coletivos, das 18h até o fim da noite, percorrendo avenidas que apresentam maior índice de roubos contra passageiros. 

Em 2018 foram 17.865 embarques de agentes da Guarda Municipal em ônibus municipais e outras 1.455 em coletivos metropolitanos. As ações resultaram em 4.755 pessoas suspeitas abordadas, 75 veículos de passeio interceptados para averiguações e 44 pessoas presas. Os guardas municipais apreenderam quatro veículos e 25 celulares furtados.

Já no primeiro ano da operação, 2017, foram realizados 15.434 embarques, outros 1.240 em ônibus metropolitanos e na abordagem a 631 veículos diversos. As averiguações feitas em 7.056 pessoas suspeitas levaram à prisão de 59 infratores. Na época, foram apreendidas duas armas de fogo, 13 réplicas e 40 facas. O balanço também inclui 51 pedras de crack, 17 porções de maconha, um pino de cocaína, um veículo clonado e três veículos roubados ou furtados.

Nas primeiras ações, as abordagens ocorriam apenas nas avenidas Antônio Carlos e Nossa Senhora do Carmo. Mais tarde, foi ampliada para as avenidas Cristiano Machado, Raja Gabaglia, Pedro I, Vilarinho, Padre Pedro Pinto, Santos Dumont e Paraná.

“Hoje as viagens dos corredores da Antônio Carlos e Nossa Senhora do Carmo voltaram a ser priorizadas, sendo as demais avenidas atendidas pelos agentes por meio do patrulhamento feito em viaturas”, informa a Guarda Municipal. 

No ano passado, a Operação Viagem segura também foi estendida às estações de integração do Move. Hoje, os guardas municipais atuam nas estações São Gabriel, Pampulha e Diamante. “(...)os guardas atuam na organização do espaço, evitam a ação de vendedores clandestinos, agem de forma preventiva para evitar a prática de roubos e furtos contra usuários do transporte público e conseguem inibir a evasão de passageiros sem pagar passagem”, lista a instituição. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)