(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Em 11 anos de Disque Denúncia, Minas teve mais de 38 toneladas de drogas apreendidas

O 181 Disque Denúncia Unificado (DDU) recebeu 8,1 milhões de ligações em Minas Gerais, uma média de 736 mil por ano


postado em 07/01/2019 14:10

Tráfico de drogas lidera o número de denúncias(foto: Policia Federal/Divulgacao)
Tráfico de drogas lidera o número de denúncias (foto: Policia Federal/Divulgacao)

Mais de 38 toneladas de drogas tiradas de circulação. Apreensão de quase 21 mil armas de fogo, e a prisão, apreensão de aproximadamente 194 mil pessoas. Esses números demonstram como é importante a denúncia da população. Em 11 anos de atuação, o 181 Disque Denúncia Unificado (DDU) recebeu 8,1 milhões de ligações em Minas Gerais, uma média de 736 mil por ano. Telefonemas que auxiliaram as polícias Civil, Militar e o Corpo de Bombeiros em diversas operações.


O Disque Denúncia é gratuito. A população pode utilizar o número 181 para passar informações sobre crimes de forma anônima e sigilosa. Ele está a disposição em qualquer cidade do estado. O tráfico de drogas é o crime que lidera o número de denúncias. Em 11 anos, foram cerca de 503 mil ligações sobre o assunto, o equivalente a 61% da motivação de todas as chamadas direcionadas ao 181 no período.

E as informações passadas pelos moradores ajudaram a polícia. Nestes anos, foi possível retirar de circulação mais de 38 toneladas de drogas, entre cocaína, maconha e crack, com a ajuda das denúncias. Em relação as armas, foram 20,9 mil tiradas de circulação, como fuzis e submetralhadoras. Também foram realizadas 193,7 mil conduções, prisões, apreensões ou recapturas de criminosos.

Nos últimos 11 anos, também foram apreendidas  9,7 mil balanças de precisão e cerca de 236,6 mil unidades de munição, além de R$ 27,4 milhões em espécie, oriundos do tráfico de drogas e de jogos de azar, 1,16 milhão de CDs e DVDs piratas foram recolhidos.

Em 2018, foram 420.706 ligações de janeiro a outubro. Elas resultaram em 64.467 denúncias. Neste período, foram 24,5 mil pessoas conduzidas, presas, apreendidas e ou recapturadas, 2.564 armas de fogo e 25,9 mil munições apreendidas, e 3.580 animais silvestres encontrados. Com relação à apreensão de drogas foram 478,7 quilos de cocaína, maconha e crack. Número maior do que o ano passado, quando foram apreendidos 418,2 quilos de entorpecentes.

Denúncias podem ser feitas por meio do telefone 181(foto: Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) / Divulgação)
Denúncias podem ser feitas por meio do telefone 181 (foto: Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) / Divulgação)

Ranking das cidades


Os municípios com maior concentração de denúncias são: Belo Horizonte, Contagem, Grande BH,  Juiz de Fora, na Zona da Mata, Uberlândia, no Triângulo Mineiro,  Betim e Ribeirão das Neves, ambas na região metropolitana. Juntos, eles representam 48% do total de denúncias registradas pelo serviço. No interior, cidades como Governador Valadares, Rio Doce,  Divinópolis, Centro-Oeste, e Montes Claros, Norte de Minas, também registraram milhares de denúncias.

Para denunciar, basta ligar, gratuitamente, para o número 181, que funciona com uma central de atendimento unificada, formada por profissionais treinados e capacitados que trabalham em regime 24 horas para atender a população. Quando o telefone chama na central, o tempo médio de espera do denunciante é de vinte segundos.

Ao ser atendido, quem faz a denúncia recebe uma senha para acompanhar o andamento das investigações. As informações repassadas a um dos atendentes são registradas e encaminhadas para analistas das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros. Esses servidores analisam, classificam e incorporam à denúncia outras informações, quando já existentes em bancos de dados dessas instituições, que também auxiliam na solução de cada caso.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)