(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ufop entra em acordo com a Arquidiocese e mantém câmpus de Mariana

A universidade terá que pagar um aluguel mensal de R$ 14 mil à Arquidiocese. O acordo foi homologado na tarde desta terça-feira na Justiça Federal


postado em 13/11/2018 21:41 / atualizado em 13/11/2018 22:16

Prédios foram cedidos por comodato na década de 1980, como incentivo à criação de cursos. Vencido acordo, arquidiocese obteve na Justiça decisão favorável, que pode ser cumprida a qualquer momento(foto: ICHS/Ufop/Divulgação)
Prédios foram cedidos por comodato na década de 1980, como incentivo à criação de cursos. Vencido acordo, arquidiocese obteve na Justiça decisão favorável, que pode ser cumprida a qualquer momento (foto: ICHS/Ufop/Divulgação)
Ameaçada de ser expulsa da cidade de Mariana, a Universidade Federal de Ouro Preto conseguiu, em uma audiência de conciliação, na tarde desta terça-feira, a revogação do despejo do câmpus. Protocolado na Justiça Federal de 1º grau, em Belo Horizonte, o novo acordo prevê um pagamento mensal do Ministério da Educação (MEC) à Arquidiocese de Mariana. Veja os pontos acordados:

1- Ficou firmado que as partes efetuarão um contrato de aluguel no valor de R$ 14.000,00, pelo período inicial de quatro anos, referente ao prédio do comodato assinado em 15 de dezembro de 1980 (Bloco de salas de aula). Os recursos serão repassados pelo MEC. 

2- O início da locação se dará após a conclusão do processo administrativo de dispensa de licitação, num prazo máximo de três meses.

3- O comodato firmado em 2 de dezembro de 1982, referente ao Seminário Nossa Senhora da Assunção, não constitui objeto da ação. Isso significa que o instrumento jurídico continua com validade até 2033. 


Entenda o caso


Em dezembro de 1980, o então arcebispo dom Oscar de Oliveira entregou à Ufop, em regime de comodato de 30 anos, os prédios do antigo Seminário Menor e do Palácio dos Bispos. As estruturas seriam restauradas para que, no local, funcionasse o Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS).

Dois anos depois, foi transferido, pelo mesmo regime e pelo prazo de 51 anos, o edifício do Seminário Menor de Nossa Senhora da Assunção. O arcebispo doou ainda o terreno de 212,5 mil metros quadrados, ficando de fora do acordo apenas as áreas onde foram erguidos os seminários. No entanto, no início dos anos 2000, a Igreja pediu, na Justiça, a eliminação dos comodatos e a devolução dos prédios. 

Há três anos a Justiça aceitou o pedido da Igreja, sendo as ações já julgadas nas primeiras instâncias e confirmadas pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região e pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ). 

Depois de perder no Poder Judiciário, a universidade tentou incluir a Câmara Municipal e a Prefeitura de Mariana nas negociações. Entretanto, nada adiantou e a decisão de revogação do comodato permaneceu. Com isso, a instituição estava ameaçada de despejo

O câmpus Mariana da Universidade Federal de Ouro Preto conta com mais de 1,5 mil alunos, 100 professores e 50 técnicos. (Com informações de Junia Oliveira)

*Estagiário sob supervisão da subeditora Rachel Botelho


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)