(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Arquidiocese de BH vai premiar melhores fotos da Igreja da Boa Viagem

Concurso promovido pela Arquidiocese de Belo Horizonte vai premiar as melhores fotos do templo dedicado à padroeira da capital, dono de 146 torres e cercado por história tricentenária


postado em 22/08/2018 06:00 / atualizado em 22/08/2018 09:11

Igreja inaugurada em 1922 como homenagem aos 100 anos da Independência do Brasil abrigou imagem do século 18 trazida de Portugal (foto: Ramon Lisboa/EM/DA Press)
Igreja inaugurada em 1922 como homenagem aos 100 anos da Independência do Brasil abrigou imagem do século 18 trazida de Portugal (foto: Ramon Lisboa/EM/DA Press)


Um dos mais belos templos de Belo Horizonte visto de todos os ângulos, revelando detalhes da riqueza arquitetônica e da arte sacra. Até 10 de setembro, estarão abertas as inscrições do concurso de fotografia “Descobrindo histórias da Boa Viagem”, referente ao Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua (catedral provisória) da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, localizada na Região Centro-Sul. Quem se interessar poderá clicar a imagem da padroeira dos belo-horizontinos ou algum ângulo da construção neogótica inaugurada em 1922, como um monumento ao centenário da Independência do Brasil. Para alimentar a imaginação, uma dica valiosa: a construção reúne 146 torres.


Cada inscrito poderá participar com apenas uma foto e concorrerá a viagens e equipamentos fotográficos, além de ter sua obra publicada em exposição e em peças gráficas da paróquia. O resultado será publicado a partir de 16 de outubro, com vencedores nas categorias júri técnico e júri popular, sendo que essa última escolha ocorrerá entre 14 de setembro e 14 de outubro, pelo endereço eletrônico da Paróquia da Boa Viagem.


Conforme os organizadores, o concurso tem caráter exclusivamente cultural e o objetivo de resgatar a história e a importância do complexo monumental da Boa Viagem, reforçando sua posição de marco zero da capital. As normas serão disponíveis no endereço eletrônico https://concursofotonsraboaviagem.arquidiocesebh.org.br/ ou diretamente no hotsite do concurso www.arquidiocesebh.org.br/concursofotonsraboaviagem. A solenidade de entrega dos prêmios ocorrerá em 26 de outubro.

TRAVESSIA Em entrevista ao Estado de Minas, o titular da paróquia e reitor, padre Marcelo Carlos da Silva, explicou que essa história vai muito além de quase um século. “É preciso lembrar que a história da capital surgiu com a imagem que estava na capela original, em torno da qual nasceu o arraial, formou-se a vila e cresceu a capital. São mais 300 anos de história.”


Então, para entender melhor essa trajetória e ter mais elementos para fotografar, é preciso voltar no tempo, mais precisamente ao século 18. Em 1709, o português Francisco Homem del Rey conseguiu autorização da Coroa Portuguesa, por meio de cartas de sesmarias, e se estabeleceu na região onde hoje se encontra Belo Horizonte. Segundo as pesquisas, ele trouxe uma imagem da padroeira dos navegantes portugueses, Nossa Senhora da Boa Viagem, que o acompanhou na travessia do Oceano Atlântico.


Clique para ler o folder do concurso(foto: Arquidiocese de BH/Divulgação)
Clique para ler o folder do concurso (foto: Arquidiocese de BH/Divulgação)
Para homenageá-la e proteger a imagem, Francisco ergueu em suas terras uma pequena capela de pau-a-pique. Como estava na rota dos tropeiros que passavam pela região transportando riquezas do interior do país, a igrejinha recebeu o nome de Nossa Senhora da Boa Viagem e passou a ser conhecida também como a padroeira dos viajantes.


Com o passar dos anos e a enorme devoção dos fiéis, a capelinha ficou pequena para receber tanta gente, e em seu lugar foi construída uma igreja maior. Mas, com a construção da capital, foi necessário erguer um novo templo – o atual Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua Nossa Senhora da Boa Viagem. Em 1932, o título de padroeira da capital mineira foi oficializado pelo papa Pio XII, a pedido do cardeal dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota.

Serviço


Concurso de fotografia Descobrindo histórias da Boa Viagem, referente ao Santuário Arquidiocesano
de Adoração Perpétua (Igreja Boa Viagem), em BH
Inscrição gratuita: até 10 de setembro
As regras serão disponíveis no endereço eletrônico https://concursofotonsraboaviagem.arquidiocesebh.org.br/, diretamente no hotsite do concurso www.arquidiocesebh.org.br/concursofotonsraboaviagem ou pelo (31) 3222-2361
Prêmios: Viagens e equipamentos fotográficos

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)