Publicidade

Estado de Minas

BH tem chuva nesta sexta; temperatura pode chegar a 12ºC no fim de semana

O tempo nublado é provocado pela passagem de uma frente fria. No fim de semana, há possibilidade de mais precipitações


postado em 17/08/2018 15:20 / atualizado em 17/08/2018 17:13

Previsão é de pancadas de chuva até a manhã deste sábado(foto: Beto Novaes/EM/D.A Press. )
Previsão é de pancadas de chuva até a manhã deste sábado (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press. )

Depois de viver dias de alerta devido ao tempo seco, Belo Horizonte tem pancadas de chuva nesta sexta-feira. O tempo nublado é provocado pela passagem de uma frente fria. No fim de semana, há possibilidade de mais precipitações e um declínio na temperatura, que pode chegar até 12ºC no domingo. Em algumas cidades da Grande BH, já há registro de chuviscos.

A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil emitiu um comunicado na tarde desta sexta-feira para a possibilidade de pancadas de chuva. Elas podem ser acompanhadas por raios e rajadas de ventos de até 40 quilômetros por hora. O volume previsto é de 20 milímetros no acumulado de água até a manhã deste sábado.

A chuva é provocada pela passagem de uma frente fria. “Ela está passando pelo Oceano Atlântico. Com isso, está provocando áreas de instabilidade em Minas Gerais. Nesta sexta-feira, é previsto pancadas de chuva de intensidade moderada para Belo Horizonte e cidades da região metropolitana”, explicou o meteorologista Claudemir Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

No interior de Minas Gerais, o tempo deve ficar instável nas regiões da Zona da Mata, Sul, Campos da Vertente e na faixa Leste do estado. “Neste sábado também há possibilidade de chuva, e no domingo deve melhorar um pouco. Há previsão de chuviscos na faixa Leste de Minas, e no restante do estado devemos ter céu parcialmente nublado, mas sem chuvas”, disse o meteorologista.

Por causa da possibilidade de pancadas de chuva, a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil  recomenda evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva, pois o seu nível pode se alterar rapidamente podendo acarretar transbordamentos. Pede, ainda, para que não se abrigue debaixo de árvores e estacione veículos, pois elas podem cair e ocasionar graves acidentes. Atenção especial também em áreas de encostas e morros.

A passagem da frente fria também vai provocar queda nas temperaturas em Belo Horizonte. Nesta sexta-feira, a temperatura mínima ficou em 14ºC. No domingo, deve cair, e atingir até 12ºC em alguns pontos da capital mineira.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade