(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BH segue em alerta devido ao tempo seco; clima de deserto persiste no interior de MG

A umidade relativa do ar chegou a 17% nesta quarta-feira na capital mineira, dois a menos do que marcado na terça-feira. Sacramento, no Alto Paranaíba, os índices chegaram a 11%


postado em 15/08/2018 17:56 / atualizado em 15/08/2018 18:05

Chegada de frente fria deve trazer alívio a partir desta quinta-feira(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press.)
Chegada de frente fria deve trazer alívio a partir desta quinta-feira (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press.)

Belo Horizonte continua sofrendo por causa do tempo seco. A umidade relativa do ar chegou a 17% nesta quarta-feira, dois a menos do que marcado na terça-feira. Os índices baixos deixam a cidade em estado de alerta. No interior de Minas Gerais a situação é ainda pior. Cidades registraram números ainda menores. Em Sacramento, no Alto Paranaíba, os moradores enfrentaram 11% de umidade, o que é considerado estado de emergência e se assemelha ao clima de deserto. Para se ter uma ideia, o índice ideal é 60%.

A capital mineira viveu dias de tempo seco por causa de uma massa de ar seco que estava sobre o Minas Gerais. Há dois dias, a cidade apresentou números que a deixa em situação de alerta. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o índice entre 21% e 30% como estado de atenção; entre 12% e 20%, de alerta, e abaixo de 12%, estado de emergência.

A umidade na cidade chegou a 17% por volta das 15h na Pampulha. A temperatura máxima registrada foi de 29,9 ºC. A menor foi de 14,1ºC. A previsão é que a chegada de uma frente fria nesta quinta-feira dê uma aliviada no tempo seco. Na sexta-feira, há possibilidade de pancadas de chuva em BH.

Clima de deserto


A baixa umidade relativa do ar também atinge cidades do interior de Minas Gerais. Os números deixam os municípios com clima de deserto. Nesta quarta-feira, Sacramento é que registrou o menor valor do estado, com 11%. A temperatura máxima registrada foi de 36,6ºC em Montalvânia, na Região Norte de Minas.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a massa de ar seco que está sobre o estado vai perder força. A tendência é que o quadro crítico de baixa umidade diminua, sobretudo no Triângulo Mineiro e Noroeste. “Nos próximos dias, a instabilidade atmosférica deve provocar chuva isolada no Oeste, Sul, Centro e Sudeste mineiro. Na grande Belo Horizonte também há previsão de chuva a partir da próxima sexta-feira”, infromou.

Cuidados


Com o tempo seco, o período recomendado para a prática de atividades físicas é antes das 10h e após as 17h. Outras orientações são usar roupas leves, fazer refeições leves, incluindo frutas e verduras, além de usar sombrinha ou guarda-chuva para andar nas ruas no período mais quente. A hidratação deve ser reforçada para as crianças, com a ingestão de bastante líquido. Os idosos também exigem atenção, pois são suscetíveis a problemas respiratórios. Para reduzir as consequências do clima seco, a receita é investir na hidratação, consumindo muitos líquidos e lavando o nariz com soro fisiológico, além de hidratar a pele.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)