Publicidade

Estado de Minas

Frente fria tira Belo Horizonte do estado de alerta por tempo seco

As chuvas na capital mineira devem seguir até amanhã. Consequentemente, os termômetros também devem registrar baixas temperaturas


postado em 17/08/2018 06:00 / atualizado em 17/08/2018 09:02

O dia começou com temperatura baixa em Belo Horizonte(foto: Jair Amaral/EM/DA Press)
O dia começou com temperatura baixa em Belo Horizonte (foto: Jair Amaral/EM/DA Press)

Depois de dias de baixa umidade, a chuva veio para dar alívio aos belo-horizontinos. Desde o início da semana, a capital mineira e cidades da região metropolitana estavam em situação de alerta devido ao tempo seco. A chegada de uma frente fria provocou o aumento da nebulosidade e, consequentemente, elevou os índices de umidade. Na região da Pampulha, por exemplo, a umidade relativa subiu dos 17% registrados na quarta-feira para 45%. Choveu em alguns pontos da capital. A temperatura máxima ficou em 24,5°C, contra os 29,9°C do dia anterior. Hoje, a previsão é de mais precipitações e os termômetros devem se manter em queda nos próximos dias.


Devido a uma massa de ar seco que estava sobre Minas Gerais, a umidade relativa do ar vinha se mantendo abaixo dos 30% – chegando a ficar abaixo dos 20%, o que configura estado de alerta –, o que pode provocar danos à saúde, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). O índice entre 21% e 30% é considerado como estado de atenção; entre 12% e 20%, de alerta, e abaixo de 12%, estado de emergência. O ideal é que a umidade relativa do ar esteja na faixa dos 60%.


(foto: Jair Amaral/EM/DA Press)
(foto: Jair Amaral/EM/DA Press)
Porém, com a chegada da frente fria, a situação melhorou. “A qualidade do ar já está mais amena hoje (ontem)”, afirmou o meteorologista Cléber Souza, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Hoje, o céu deve permanecer nublado, com possibilidade de pancadas de chuva em todo o estado,  devido a áreas de instabilidade que se formaram na passagem de uma frente fria pelo oceano Atlântico Sul. De acordo com Inmet, as condições atuais são favoráveis para o aumento de nuvens e ocorrências de chuvas no estado.


As chuvas na capital mineira devem seguir até amanhã. Consequentemente, os termômetros também devem registrar baixas temperaturas. A previsão é de que a temperatura gire entre 15°C e 25°C, prevê o Inmet. O alívio também veio para as cidades do interior de Minas. Moradores viveram clima semelhante ao de deserto, com umidade relativa do ar caindo a 11%, anteontem, em Sacramento, na Região do Alto Paranaíba. Ontem, o menor índice foi de 22%, em Espinosa, no Norte de Minas, e Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha.


No domingo, o dia volta a clarear e não há previsão de chuva ao longo do dia. A expectativa é de céu parcialmente nublado, com névoa úmida ao amanhecer. Mesmo sem precipitações, a temperatura deve permanecer baixa. A mínima deve ficar em torno dos 13°C e máxima, em 25°C.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade