Publicidade

Estado de Minas

Chuva alivia o tempo seco em Belo Horizonte; temperatura deve ter queda

A passagem de uma frente fria pelo Oceano Atlântico Sul provocou áreas de instabilidade em Minas Gerais. Previsão é de mais chuva nesta sexta-feira


postado em 16/08/2018 16:59

Depois de dias de estiagem e baixa umidade, a chuva veio para dar alívio aos moradores. Nos últimos dois dias, Belo Horizonte e cidades da região metropolitana, estavam em situação de alerta devido ao tempo seco. A chegada de uma frente fria provocou o aumento da nebulosidade e, consequentemente, o aumento dos índices de umidade. Nesta sexta-feira, a previsão é de mais precipitações. A temperatura deve ter queda nos próximos dias.

A capital mineira viveu dias de tempo seco por causa de uma massa de ar seco que estava sobre o Minas Gerais. Há dois dias, a cidade apresentou números que a deixou em situação de alerta, o que pode provocar danos a saúde. . A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o índice entre 21% e 30% como estado de atenção; entre 12% e 20%, de alerta, e abaixo de 12%, estado de emergência.

Nessa quarta-feira, a umidade na cidade chegou a 17% por volta das 15h na Pampulha. Com a chegada da frente fria, a situação melhorou. Na mesma região, o menor valor registrado durante a tarde foi de 45%. A temperatura máxima também caiu, chegando a 24,2ºC. Ontem, foi de 29,9ºC.

Interior


O alívio também é para cidades do interior de Minas. Moradores viveram clima semelhante ao deserto, com umidade relativa do ar chegando a 11%. Este valor foi marcado nessa quarta-feira em Sacramento, na Região do Alto Paranaíba. Hoje, o menor índice foi de 22%, em Espinosa, no Norte de Minas, e Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha.

De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as condições atuais são favoráveis para o aumento de nuvens e ocorrências de chuvas no Estado, devido a áreas de instabilidade que sem formaram na passagem de uma frente fria pelo oceano Atlântico Sul. A temperatura também deve ter queda nos próximos dias.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade