Publicidade

Estado de Minas

BH registra pela primeira vez chuva de granizo no mês de agosto, diz Inmet

Há 57 anos, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) iniciou as medições meteorológicas e desde então não havia registrado chuva de granizo no mês de agosto


postado em 07/08/2018 15:28 / atualizado em 07/08/2018 18:01

(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A. Press)
(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A. Press)

A chuva de granizo, que provocou estragos em carros e telhados de casas em Belo Horizonte e Região Metropolitana, foi registrada pela primeira vez em um mês de agosto, desde que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) começou a fazer medições meteorológicas, em 1961.

Conforme explica o meteorologista Cléber Souza este foi um fenômeno atípico. "O choque entre uma massa de ar frio muito intensa e uma massa de ar quente é o que gera a chuva de granizo. Porém, essas massas não costumam ser fortes no mês de agosto. Até ontem não havia registro ocorrência de granizo em agosto", comenta.

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Belo Horizonte explicou que está sem acesso às imagens do Radar Meteorológico devido a ajustes que estão sendo realizados no site do IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas) e, por isso, não foi possível emitir um alerta sobre o temporal com granizo.

O meteorologista do Inmet ainda acrescenta que as massas de ar quente e frio são mais fortes na primavera e verão. No entanto, as chuvas no período do inverno são raras e, segundo Cléber, a tendência é que reduzam de intensidade ao longo desta semana.

Para esta terça-feira, a previsão do Inmet é de mais pancadas de chuva em Belo Horizonte, com termômetros variando entre 16 e 24 graus. No estado, tempo nublado com precipitações e trovoadas no Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes e Zona da Mata. Céu parcialmente encoberto com pancadas de chuva isolada no Oeste, Rio Doce e Região Metropolitana. Demais regiões, parcialmente nublado. Névoa seca no Noroeste e Norte. Máxima em Minas de 37 graus, Norte/Noroeste, e 9 graus no Sul.

* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade