(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Festival de Tiradentes traz cultura e sabor neste fim de semana

Durante os três dias de festival, estão previstas feiras de artesanato e gastronomia, shows ao vivo, apresentações de teatro e oficinas


postado em 29/06/2018 06:00 / atualizado em 29/06/2018 08:14

Com 300 anos, a charmosa Tiradentes é emoldurada pela Serra de São José, com sete igrejas(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press - 16/01/2018)
Com 300 anos, a charmosa Tiradentes é emoldurada pela Serra de São José, com sete igrejas (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press - 16/01/2018)

Tradição e sabor invadem a cidade histórica de Tiradentes, na Região Central do estado, um dos roteiros mais procurados do Brasil, e o Largo das Forras será mais uma vez palco do Festival de Artes e Tradições, que acontece de hoje a domingo. Durante os três dias de festival, estão previstas feiras de artesanato e gastronomia, shows ao vivo, apresentações de teatro e oficinas. Queijo, café, cachaça, doce de leite e muito mais: a rica culinária mineira é a raiz do festival. A festa é beneficente e visa a arrecadação de recursos para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e para o lar de idosos Abrigo Tiradentes.

O evento, que é uma promoção do Estado de Minas 90 anos, oferece uma agenda diversificada de oficinas, palestras, além de trazer agrados para o ouvido e o paladar do público, indo da música à culinária típica da região. A partir das 10h, um evento para aguçar o paladar: a Feira de Arte e Gastronomia, onde os cozinheiros locais apresentam o melhor da culinária mineira e produtos típicos ao vivo, preparando as receitas na frente do público. O festival também ocupará outros espaços tradicionais da cidade, como igrejas, capelas e museus.

Exposições de arte, oficinas diversas e debates sobre o patrimônio imaterial – com 300 anos, a charmosa Tiradentes é emoldurada pela Serra de São José, com sete igrejas, cinco passos da Paixão de Cristo, construções barrocas e conjunto urbano tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O Ofício ao Vivo é uma das principais atrações do festival, com os artistas da cidade realizando seus trabalhos ao público. No sábado, uma confecção de tapetes de rua será realizada na Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Para embalar a noite, a dupla sertaneja Sá & Guarabyra no Largo das Forras.

De acordo com as idealizadoras do evento, Mônica Cardoso e Daniela Dias, mais que uma feira para exposição e comercialização da produção cultural local, o festival traz o protagonismo da comunidade local. Além do tricentenário, este ano a antiga Vila São José completou 80 anos de reconhecimento como patrimônio histórico nacional.

 

Programação

Hoje

Exposição Carro de bois e tropeiros Família Costa
» Horário: 10h às 17h
» Local: Centro de Estudos UFMG

Oficina Passado, presente e futuro das plantas medicinais
» Horário: das 10h às 14h30
» Local: Museu Casa Padre Toledo

Feira de Arte e Gastronomia
» Horário: das 18h à 0h
» Local: Largo das Forras

Seminário Frei Vellozo – cientista tiradentino do séc. 18
» Horário: das 9h às 12h
» Local: Centro Cultural Sesi Minas Yves Alves

Oficina Imagens e registros para educação patrimonial
» Horário: das 10h às 12h
» Local: Centro de Estudos UFMG

Concerto ao Órgão
» Horário: 20h
» Local: Matriz de Santo Antônio

Show Eu, a viola e Deus
» Horário: das 22h à 0h
» Local: Lago das Forras


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)