(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Frio bate recorde de 2018 nessa madrugada em BH e em Minas

Temperatura ficou abaixo de zero na região Sul do estado nesta segunda-feira. Frio deve continuar nos próximos dias


postado em 21/05/2018 07:28 / atualizado em 21/05/2018 12:26

Ver galeria . 10 Fotos Geada em Monte Verde, no Sul de Minas, onde temperatura chegou a 1,6 grau negativoRicardo Cozzo/Divulgação
Geada em Monte Verde, no Sul de Minas, onde temperatura chegou a 1,6 grau negativo (foto: Ricardo Cozzo/Divulgação )

A segunda-feira começou com recorde de temperatura em Minas Gerais e Belo Horizonte. Este foi o dia mais frio do ano em 2018. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) dão conta que a menor temperatura registrada no estado foi em Monte Verde, no Sul de Minas, com 1,6 grau negativo. Em Maria da Fé, na mesma região, a temperatura foi de 0,1 grau negativo. Já na capital, a temperatura mínima foi de 8,7 graus e não deve passar dos 24 graus. 

A queda nas temperaturas é atribuída a uma massa de ar frio de origem polar que chegou ao Brasil no fim de semana. Segundo o meteorologista Cléber Souza, do Inmet, Belo Horizonte foi a capital mais fria do Sudeste do país no início da manhã desta segunda. Em São Paulo, a mínima foi de 9,5 graus, no Rio de Janeiro, 13 graus, e em Vitória, no Espírito Santo, a menor temperatura foi 17,7 graus. 

No fim de semana, a passagem de uma frente fria (que antecipa a chegada da massa de ar polar) provocou chuva no sábado, mas o fenômeno não deve se repetir nesta semana. A umidade relativa do ar cai em algumas cidades mineiras, principalmente no Triângulo,  Noroeste e na Grande BH, onde a umidade fica na casa dos 30%.

Em Belo Horizonte, a temperatura máxima não deve passar dos 24 graus(foto: Jair Amaral/EM/DA Press)
Em Belo Horizonte, a temperatura máxima não deve passar dos 24 graus (foto: Jair Amaral/EM/DA Press)
 

Neblina em Vianopólis, na Região de Betim(foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)
Neblina em Vianopólis, na Região de Betim (foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)


Conforme a previsão da Agência Minas, o tempo deve ficar parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada e fraca no Norte, Jequitinhonha e Mucuri. Nas outras regiões do estado, o tempo deve ficar claro.

“A massa de ar polar veio continental, atingindo todo o centro-sul (do Brasil) e chegou nesta madrugada em BH. A tendência agora é ela ir perdendo força”, explicou o meteorologista do Inmet, acrescentando que não há previsão de um novo recorde de frio nesta semana. Ainda segundo Cléber Souza, o outono marca a chegada das massas de ar polar no país, que surgem pelo menos a cada 15 dias. No inverno, elas ficam mais intensas. 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)