(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Campanha chama a atenção para a saúde vocal com atendimento gratuito a pacientes

Médicos alertam para a necessidade de diagnóstico precoce para doenças como câncer de laringe


postado em 19/04/2018 19:06 / atualizado em 19/04/2018 19:27

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
A voz pode fazer toda a diferença em qualquer situação. Em homenagem à Semana Nacional da Voz, a equipe de otorrinolaringologia do Hospital Felício Rocho realiza, nesta sexta-feira, atendimentos gratuitos de pacientes com queixas vocais. Os atendimentos acontecem das 14h às 18h, com distribuição de senhas por ordem de chegada.

A campanha alerta a população sobre a importância dos cuidados vocais e do diagnóstico precoce de doenças como câncer de laringe. Serão realizadas consultas para avaliação clínica e, se necessário, será feito o exame de videolaringoscopia.

Segundo a médica Elisa Lin Plec, o exame identifica lesões ou sinais sugestivos de doenças que estejam influenciando a produção vocal. “O objetivo da campanha é chamar a atenção para a importância da prevenção de doenças vocais", ressalta.

Ainda de acordo com a médica, sintomas como rouquidão, cansaço ao falar e dor na garganta por mais de duas semanas devem ser investigados. “É importante a avaliação de um profissional especializado para que as lesões possam ser identificadas o quanto antes", explica.

CUIDADOS Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, o câncer da laringe corresponde a 25% dos tumores diagnosticados nessa região e 2% de todas as doenças malignas. Em 2016, foram registrados mais de 7 mil novos casos.

No caso do câncer de laringe, a médica explica que, se detectado precocemente, 90% dos casos tem chance. "A voz é a identidade do indivíduo, a rotina e qualidade de vida do paciente são afetadas quando há alguma alteração na voz", pontua.

* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)