(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Campanha incentiva prevenção de doenças


postado em 17/10/2008 08:21 / atualizado em 08/01/2010 04:11

Aula prática do curso de suporte básico para a vida foi uma das atrações do evento e reuniu interessados em aprender técnicas de salvamento(foto: Pedro Vilela/Especial para o EM)
Aula prática do curso de suporte básico para a vida foi uma das atrações do evento e reuniu interessados em aprender técnicas de salvamento (foto: Pedro Vilela/Especial para o EM)

Na semana em que se comemora o Dia do Médico, quem ganhou presente foi a comunidade. Durante mais de seis horas, especialistas de diversas áreas atenderam a população na Praça da Liberdade. Com o objetivo de prevenir o surgimento de doenças, profissionais deram orientações gratuitas sobre como manter uma vida saudável, durante a 2ª edição do Saúde na Praça. “O foco do evento é a saúde. Quando se fecha na doença, a pessoa só procura o médico quando sente os primeiros sintomas. Mas, se o diagnóstico é feito de forma precoce, o tratamento é mais fácil e a chance de cura aumenta”, afirma o presidente da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), responsável pela organização, José Carlos Collares Filho.

Na alameda das palmeiras, era possível visitar 34 estandes com serviços de especialistas. Desde ensinamentos para a criançada sobre a forma correta de se escovar dentes até demonstrações dos efeitos do cigarro para o pulmão. Ainda foram feitas palestras sobre temas diversos, como câncer, asma, doenças sexualmente transmissíveis, e as pessoas puderam medir a pressão arterial, circunferência abdominal e avaliar a massa corporal.

Na tenda de terapia intensiva, os interessados participaram de uma aula prática do curso de Suporte Básico para Vida (BLS, sigla em inglês). Com o uso de um boneco, eram demonstrados os primeiros socorros para uma parada cardiorrespiratória. Até a chegada do serviço de urgência, é possível tomar algumas medidas, como fazer compressões toráxicas, ventilação boca-a-boca e usar o desfibrilador. O casal de aposentados José Ávila Rocha, de 53 anos, e Florípes da Silva, de 68, ficou curioso e resolveu aprender, pois ela perdeu a mãe há 10 anos por causa de uma parada cardíaca. “Ela começou a agonizar na minha frente. Talvez pudesse salvá-la se soubesse as técnicas”, afirma.

No estande de pediatria, o casal Ronaldo Martins, de 36, e Creusa Sales, de 26, aprendeu sobre a importância do uso da cadeirinha para a filha Camila, de 4, no banco traseiro do carro. Segundo a pediatra, Lú Mendes, pesquisas apontam que o equipamento evita em até 70% os casos de acidentes com vítimas fatais. “Se o carro estiver a 60 km/h, o passageiro é arremessado a um peso 50 vezes maior que o dele. Até os 10 anos ou até a criança atingir 1,45 metros, é preciso manter o filho na cadeira ou no assento de elevação para garantir um transporte mais seguro”, afirma.

A escritora Berenice Heringer, de 68, passou por quase todos os estandes e soube, por um dos médicos, que os sintomas diagnosticados não são de labirintite, como ela pensava. Diariamente, ela faz exercícios físicos e segue dieta rigorosa. O resultado é o peso ideal para a altura. “A população tem que se conscientizar”, disse.

Cruz Vermelha

Uma outra série de atividades será oferecida, domingo, pela filial mineira da Cruz Vermelha. Durante todo o dia, moradores do Conjunto Taquaril e região terão acesso a serviços de saúde e de utilidade pública gratuitos, além de jogos educativos, oficinas de recreação infantil e rua de lazer. O atendimento será das 9h às 16h, na Escola Estadual Presidente Juscelino Kubitschek, na Rua Prudente de Morais, 27, e vai mobilizar uma equipe de 80 pessoas, entre funcionários, parceiros e voluntários da CVB-MG.

A Ação Cidadã 2008 vai oferecer serviço de aferição de pressão arterial e medição de glicose, orientações sobre câncer de mama e hepatite, avaliação do índice de massa corporal, noções de higiene e saúde bucal e pré-exame oftalmológico, além de emissão de carteira de identidade e corte de cabelo.

Segundo mais populoso aglomerado de BH, o Conjunto Taquaril fica na Região Leste e tem quase 30 mil habitantes. Este mês, a Cruz Vermelha de Minas Gerais comemora 94 anos de atuação no estado. Fundada em 22 de outubro de 1914 presta serviços permanentes de assistência comunitária, qualificação socio-profissional e segurança social, por meio da Escola de Enfermagem Professor Clóvis Salgado, do Centro de Treinamento de Socorrismo, do Centro de Apoio ao Adolescente, do Centro de Apoio Comunitário (Creche) e do Departamento de Voluntariado e Socorro e Desastres.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)