(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Inscrições para meio passe estudantil serão abertas na semana que vem

Benefício é concedido a estudantes do Ensino Médio, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e bolsistas de escolas particulares que moram a mais de 1km da escola e utilizam transporte público municipal


postado em 11/01/2018 20:06 / atualizado em 02/12/2019 14:34

(foto: Jair Amaral/EM/DA Press)
(foto: Jair Amaral/EM/DA Press)
Estudantes do Ensino Médio, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou que tenham bolsa integral em escola particular poderão se inscrever na próxima segunda-feira para terem acesso ao meio-passe estudantil de Belo Horizonte. O benefício, que arca com 50% do valor das passagens gastas por mês pelos alunos que estudam na capital, poderá ser solicitado até o dia 30 deste mês, de acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania.

O acesso ao Bhbus Benefício Estudantil será concedido aos alunos matriculados e frequentes que residam a mais de um quilômetro da escola, ou que tenham que utilizar metrô ou ônibus gerenciados pela BHTrans. No entanto, de acordo com a pasta, a liberação dos créditos só ocorre depois que o beneficiário complementar o valor restante das passagens utilizadas no mês nos postos de atendimento da Transfácil, ou no BH Resolve, na Rua dos Caetés, Região Central de Belo Horizonte.

Raynara Ferreira, de 15 anos, é uma das pessoas que utilizam o benefício do meio-passe estudantil. Segundo ela, que mora no Bairro Copacabana, na Região de Venda Nova, se não fosse essa medida, teria que arcar com R$ 195 por mês. Para conseguir o benefício, a adolescente diz que precisou de um retorno sobre o pedido: "Eu entrei no site e me cadastrei. Depois, esperei um certo tempo até eles aprovarem o meu pedido do meio passe. Com a resposta positiva, fui ao BH Resolve e fiz meu cartão". Ela pega uma linha no bairro até a Estação Pampulha, onde toma um Move para chegar até o Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG), na Região Central da cidade. O trajeto dá quase 15 quilômetros.

O QUE FAZER Para ter acesso ao meio-passe o aluno deve preencher e imprimir uma ficha disponível no site e comparecer à Central de Atendimento ao Cidadão – da regional mais próxima da residência – ou ao BH Resolve. Na ocasião, o candidato deverá apresentar a ficha assinada, com todos os documentos indicados, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h nos postos aptos.

As inscrições serão analisadas  pela prefeitura entre 15 a 20 dias úteis após a pré-inscrição. O Executivo definirá se o candidato informou corretamente os dados para conceder o benefício. A previsão da pasta é de que os primeiros lotes sejam liberados a partir de 15 de fevereiro.

O estudante também poderá acompanhar o processo de análise por meio do Sistema Informatizado de Atendimento ao Cidadão (Sacweb). Na plataforma, ele deverá seguir pela opção "Acompanhar serviço" e utilizar o número de protocolo recebido na inscrição. Outras formas de obter informações são por telefone (156, opção BHTrans) ou por e-mail (passeescolar@pbh.gov.br).

*Sob supervisão do subeditor Eduardo Murta


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)