(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sobe para 25 o número de cidades em situação de emergência devido a chuva

No balanço diário da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) consta que as comunidades foram atingidas por chuvas intensas, vendaval, granizo, enxurradas, e inundações


postado em 13/12/2017 13:53 / atualizado em 13/12/2017 14:03

Cidades sofreram estragos em Minas Gerais(foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)
Cidades sofreram estragos em Minas Gerais (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)

O número de cidades em situação de emergência já chega a 25 em Minas Gerais devido a chuva. A medida é importante para a liberação de recursos aos municípios para mitigar os danos provocados pelos temporais. No balanço diário da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) consta que as comunidades foram atingidas por chuvas intensas, vendaval, granizo, enxurradas, e inundações. No período chuvoso 2017/2018 já foram confirmadas sete mortes. Ainda há três pessoas desaparecidas e um óbito que está sendo analisado se foi causado em decorrência de descarga elétrica.

As últimas cidades que pediram ajuda ao Governo do Estado por causa dos estragos após os temporais foram Chalé, e Santos Dumont, na Região da Zona da Mata, e Santa do Paraíso, na Região do Rio Doce. Os três municípios foram atingidos por chuvas intensas entre novembro e dezembro deste ano. O pedido foi protocolado entre essa terça-feira e quarta-feira.

O número de mortes confirmadas pela Cedec já chega a sete. A última pessoa a entrar para a lista foi Eva de Jesus, de 67 anos, que tinha desaparecido em Urucânia. O corpo da mulher foi encontrado em 8 de dezembro por militares do Corpo de Bombeiros em Rio Casca. Além dela, morreram a neta, de 13 anos, e o neto, de 6. O corpo do garoto ainda está sendo procurado.

Buscas também são realizadas por um outro homem que desapareceu no município. Segundo os bombeiros, ele seria um prestador de serviço que trabalhava na região e pelo fato de não ser morador do local ainda não foi identificado. Os militares também procuram um rapaz que desapareceu em Vespasiano, na Grande BH, após cair em um córrego.

Meteorologia

As Regiões Norte, Noroeste e dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce podem registrar chuva nesta quarta-feira, de acordo com o instituto PucMinas/TempoClima. Em Belo Horizonte e região metropolitana, há chance de chuva isolada durante o dia. Temperaturas oscilam na capital mineira entre 16 e 27 graus e a umidade relativa do ar, no período da tarde, deve marcar 55%. O tempo permanecerá nublado a parcialmente ensolarado.

No interior de Minas Gerais, a previsão de chuva forte segue apenas para o Norte, Noroeste e Vales do Mucuri, Jequitinhonha e Rio Doce, onde já houve registros de alagamentos e transtornos às populações locais nesta semana. As demais localidades do estado tem céu parcialmente nublado e com possibilidade de chuva fraca.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)