(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Concurso Gentileza: PBH abre inscrições para propostas de murais de arte urbana

Serão selecionadas 40 propostas de pintura livre, grafite, estêncil e outras técnicas que vão colorir espaços públicos ou privados da cidade


postado em 13/12/2017 10:15 / atualizado em 13/12/2017 10:26

Aristas trabalhando em painéis no Viaduto Moçambique, em setembro(foto: Gladyston Rodrigues/EM/DA Press - 17/09/2017)
Aristas trabalhando em painéis no Viaduto Moçambique, em setembro (foto: Gladyston Rodrigues/EM/DA Press - 17/09/2017)
A Prefeitura de Belo Horizonte lançou, nesta terça-feira, o edital de lançamento do concurso Gentileza, que vai selecionar propostas de murais de arte urbana. As inscrições começam em 19 de dezembro e vão até 31 de janeiro de 2018 pelo site da PBH

Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, serão selecionadas 40 propostas de murais de arte urbana apresentada por artistas individuais, grupos ou coletivos artísticos. O objetivo é difundir a arte urbana nas regionais da cidade, além de reconhecer ações neste âmbito no município. 

Serão aceitas propostas de grafite, estêncil, pintura livre, sticker, lambe-lambe, muralismo, pintura mural, e outras. A prefeitura informa que cada proposta selecionada receberá um prêmio de R$ 7,5 mil, e outorga de autorização para a execução da pintura do mural artístico de arte urbana em espaço público ou privado de acesso público irrestrito. O montante total disponibilizado para o concurso será de R$ 300 mil. 

As propostas serão selecionadas por uma comissão composta por seis membros indicados pela Secretaria Municipal de Cultura. Os critérios serão cinco: histórico de realizações, portfólio e currículo; exemplaridade da proposta, dimensões compatíveis e originalidade da obra; grau de singularidade do local indicado para o mural artístico; facilidade de acesso pelo público; e forma da expressão cultural, considerando a diversidade de linguagens artísticas.

Em fevereiro deste ano, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), anunciou o projeto Profeta Gentileza, que visa incentivar a arte urbana na capital mineira. Para começar com o projeto, duas intervenções: no Viaduto Moçambique, na Avenida Antônio Carlos, Bairro Cachoeirinha, na Região Nordeste, e na Rua Silvianópolis, Bairro Santa Tereza, na Região Leste. O grafite promete tirar o cinza do concreto que passa desapercebido pelos moradores da cidade. 

O nome do projeto remete a José Datrino (1917-1996), conhecido como Profeta Gentileza, que percorria as ruas do Rio de Janeiro deixando inscrições nas paredes que falavam de paz, amor e cordialidade entre as pessoas. 

Sem ligação com a prefeitura, o Circuito Urbano de Arte (Cura) já grafitou as empenas de quatro edifícios no Centro da capital, transformando a Rua Sapucaí, no Floresta, em um mirante de arte urbana. Para homenagear os 120 anos recém-completados da capital, os artistas vão colorir outros dois prédios, o Edifício Príncipe de Gales, na Rua dos Tupinambás, e a Garagem São José, na Rua Tupis. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)