(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prédios grafitados no Centro de BH vão ganhar iluminação especial

Projeto Cura vai pintar empenas de outros dois edifícios da capital, totalizando seis obras na região


02/12/2017 06:00 - atualizado 02/12/2017 15:18

Grafites do projeto podem ser vistos da Rua Sapucaí, no Floresta
Grafites do projeto podem ser vistos da Rua Sapucaí, no Floresta (foto: Leandro Couri/EM/DA Press)
O Centro de Belo Horizonte ficará mais colorido a partir de quarta-feira. O Circuito Urbano de Arte (Cura) volta as ruas depois de colorir quatro prédios, entre julho e agosto. Desta vez, o Cura fará uma edição especial, em homenagem aos 120 anos da capital mineira, entre os dias 6 e 17, grafitando outros dois edifícios.

Foram escolhidos dois prédios para o projeto. O primeiro deles é o Edifício Príncipe de Gales, localizado na Rua dos Tupinambás, 179. Com 43 metros de altura por 22 de largura, a empena será pintada por Davi Melo Santos,  artista mineiro, considerado uma lenda da street art em Belo Horizonte. O segundo é a Garagem São José, que fica na Rua dos Tupis, 70, com 51 metros de altura por 31 de largura. A responsável será a argentina Milu Correch, uma representante do novo muralismo, vertente da arte urbana, em seu país e que utiliza uma técnica mais clássica de pintura.

“A gente está tratando esta edição do Cura como um especial em homenagem aos 120 de BH. O festival grande, com programação extensa e oficina, como ocorreu em julho, será só no ano que vem. Realmente, este ano foi tão especial para nós e para a cidade que fizemos um esforço para não deixar passar batido esta data tão importante”, conta Juliana Flores, produtora e uma das responsáveis pelo Cura.

Além da pintura dos dois edifícios, o circuito traz novamente o mirante de arte urbana, um espaço de aproximadamente 100 metros, na Rua Sapucaí. O local será reservado por seis dias, a partir do dia 12. Serão levadas cerca de 150 cadeiras de praia, 12 DJ’s e algumas bike food. Além do mirante, a maior novidade será a iluminação nos prédios. Os seis prédios pintados serão iluminados permanentemente, a princípio das 19h às 21h. Um engenheiro especializado foi contratado para definir as luzes, permitindo que as pessoas apreciem as artes perfeitamente durante a noite.
As empenas do Edifício Príncipe de Gales e da Garagem São José serão as telas para os novos murais
As empenas do Edifício Príncipe de Gales e da Garagem São José serão as telas para os novos murais (foto: Túlio Santos/EM/DA Press)

“Notamos que Belo Horizonte tem uma cena grande de arte urbana. Temos estes espaços gigantescos, que são um legado da arquitetura da construção do Centro. Esses prédios eram construídos com lado cego para outros prédios serem erguidos ao lado. Com a proibição de subir novos prédios, ficamos com essa herança, com dezenas de telas gigantes e cinzas. Vemos a arte como uma forma de resignificar esses espaços”, explica.

No próximo ano, o Cura fará uma grande programação na segunda edição do evento. Segundo Juliana, já foram mapeados outras 25 empenas cinzas. “Nós, da organização, já estamos entrando em contato com os responsáveis para que todos esses prédios possam participar”, finaliza. *Estagiário sob supervisão do editor Roney Garcia

Metrô com horário ampliado


Belo-horizontinos e moradores da Região Metropolitana de BH que são atendidos pelo metrô contarão com um horário ampliado da linha que liga a Estação Vilarinho, na Região Venda Nova, à Estação Eldorado, em Contagem. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou horário especial para este fim de semana e para o próximo, como parte da programação de comemoração ao aniversário da capital, que completa 120 anos em 12 de dezembro. Segundo a CBTU, a Estação Central – próxima à Praça da Estação, onde acontecerão diversos shows e movimentações artísticas – ficará aberta até a 1h para embarque. As outras, no entanto, após as 23h terão somente desembarque. Para que os usuários fiquem mais tranquilos e que casos de vandalismo não ocorram, policiais estarão nas estações monitorando o movimento. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)