(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Última prova do Enem, amanhã, exige corrida contra o tempo

Rapidez será essencial no teste de amanhã. Candidatos terão três minutos por questão, calculam especialistas


postado em 11/11/2017 06:00 / atualizado em 11/11/2017 17:22

Alejandro Cassiano estuda conteúdo de ciências da natureza.(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Alejandro Cassiano estuda conteúdo de ciências da natureza. (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Termina amanhã a maratona do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No segundo domingo de aplicação da avaliação, os participantes vão pôr à prova os conhecimentos em ciências da natureza e matemática. Pela primeira vez no novo modelo, estarão reunidos no dia os conteúdos relacionados ao raciocínio lógico e matemático, exigindo dos estudantes, mais do que nunca, o controle absoluto do tempo dedicado a cada uma das questões. Na química, física, biologia ou nos números, se sairá bem quem tiver o domínio de matérias e do relógio na ponta da caneta.

Com um tempo médio indicado de três minutos por questão, o maior problema que especialistas enxergam é o risco de o candidato gastar muito mais que isso para fazer os cálculos. Por isso, a dica é começar sempre pelas questões mais simples. “O segredo é não agarrar nas mais trabalhosas e isso vale para as duas provas. O candidato deve fazer as mais fáceis de matemática, por exemplo, e passar para as mais fáceis de ciências da natureza. Essa é uma boa estratégia para não ficar preso a uma prova só”, orienta a diretora do Colégio Santo Agostinho de Nova Lima, Lorena Macedo. Ela ressalta que, apesar dos conselhos de última hora, vai contar muito é o trabalho feito ao longo deste ano e do ensino médio. “As dicas para o dia ajudam, mas vale é a vida escolar.”

Estudante do 3º ano do Colégio Arnaldo, no Bairro Funcionários, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, Alejandro Fernandes Diniz Cassiano, de 18 anos, já montou sua estratégia para controlar o andamento do relógio. “Essa mudança no Enem foi boa, pois um dia as provas estão mais voltadas para leitura e escrita e no outro para cálculo. Só biologia que tem mais conceito. Fazer uma prova longa e cansativa como é a matemática junto com redação não dava certo”, diz. Mas, sem dúvida, segundo ele, um dos complicadores de amanhã é o fator tempo. “Fizemos muitos simulados no colégio para ver quanto se pode dedicar a cada questão. Se demorar muito, se o enunciado demandar cálculo muito longo, tem que pular e passar para outra”, afirma Alejandro.

O Enem teve 6,7 milhões de inscritos confirmados no primeiro dia da prova e 30,2% de abstenção, o segundo maior índice desde de 2009, quando 37,7% não compareceram. Em Minas, foram 725.313 participantes confirmados e 30,7% de abstenção.

FIQUE ATENTO
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que, em “decisão extraordinária”, vai corrigir a prova dos participantes que se esqueceram de transcrever a frase do caderno de questões para o cartão-resposta no primeiro dia do Enem. De acordo com a autarquia, a flexibilização só foi possível porque os novos mecanismos de segurança do exame – a prova personalizada e a coleta do dado biométrico – podem ser combinados para cumprir a função da transcrição da frase. O Inep ressaltou a necessidade de transcrição e afirmou que todos os candidatos devem fazê-lo amanhã.

Savassi liberada
Por causa do Enem, amanhã não haverá o projeto A Savassi é da gente. A interrupção do evento ocorre pelo segundo domingo consecutivo para evitar transtornos aos participantes do exame, tendo em vista que a região tem importantes corredores de trânsito e escolas onde serão aplicadas as provas. As atividades serão retomadas dia 19, das 7h às 14h, em trechos das avenidas Getúlio Vargas e Cristóvão Colombo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)