(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Minas vive mistura de emoções após massacre em creche de Janaúba

Solidariedade e recuperação de feridos são alento, mas mortes causadas por vigia que colocou fogo em crianças e professoras em creche entristecem Minas Gerais


postado em 08/10/2017 06:00 / atualizado em 08/10/2017 14:41

Estudantes de enfermagem da Santa Casa prestam homenagem às vitimas de Janaúba(foto: Juarez Rodrigues EM DA Press)
Estudantes de enfermagem da Santa Casa prestam homenagem às vitimas de Janaúba (foto: Juarez Rodrigues EM DA Press)

Na con­ti­nui­da­de dos tra­ta­men­tos mé­di­cos e apoio às cri­an­ças e adul­tos fe­ri­dos após o in­cên­dio na cre­che Gen­te Ino­cen­te, em Ja­naú­ba, no Nor­te de Mi­nas, o fim de se­ma­na co­me­çou com um mis­to de emo­çõ­es na ci­da­de e tam­bém em Be­lo Horizonte. Se por um la­do a fe­li­ci­da­de to­mou con­ta de vá­ri­as fa­mí­li­as com a saí­da de 16 cri­an­ças que es­ta­vam in­ter­na­das na Fun­da­jan, em Ja­naú­ba, e a so­li­da­ri­e­da­de in­va­diu as du­as ci­da­des com apoi­os e do­a­çõ­es de vá­ri­os pro­du­tos, tam­bém hou­ve mo­men­tos de tristeza. O dia foi mar­ca­do pe­la no­tí­cia da oi­ta­va cri­an­ça mor­ta na tra­gé­dia, ele­van­do o nú­me­ro to­tal de óbi­tos a 10, que tam­bém in­clui a pro­fes­so­ra He­l­ley Abreu Ba­tis­ta, de 43 anos, e o vi­gia que pre­me­di­tou o cri­me, Da­mi­ão So­a­res dos San­tos, de 50. Ta­li­ta Vi­tó­ria Bis­po, de 4, mor­reu no Hos­pi­tal de Pron­to-So­cor­ro Jo­ão XXIII, em BH, de­pois de ter si­do trans­fe­ri­da de Mon­tes Claros. Além dis­so, pa­ren­tes e fa­mi­li­a­res fi­ca­ram mui­to emo­ci­o­na­dos com os en­ter­ros de mais du­as cri­an­ças – Yas­min Me­dei­ros Sal­vi­no, de 4, e Ce­cí­lia Da­vi­na Gon­çal­ves Di­as, com a mes­ma idade.




Lo­go na ma­nhã de on­tem cir­cu­lou a no­tí­cia em Ja­naú­ba de que ha­ve­ria al­ta de cri­an­ças e por is­so a ale­gria to­mou con­ta das fa­mí­li­as de 14 delas. Ou­tras du­as que fi­ca­ram ape­nas em ob­ser­va­ção por te­r ina­la­do fumaça também foram liberadas. Após re­ce­ber al­ta, as cri­an­ças fo­ram co­lo­ca­das nu­ma van e le­va­das pa­ra su­as casas. São fa­mí­li­as que mo­ram em áre­as mais ca­ren­tes de Ja­naú­ba, nos bair­ros Rio No­vo e Bar­bo­sa, que fi­cam em lo­cal pró­xi­mo da cre­che Gen­te Ino­cen­te, uni­da­de de edu­ca­ção on­de tu­do acon­te­ceu e que es­tá in­ter­di­ta­da des­de sex­ta-feira. As fa­mí­li­as re­ce­be­ram al­guns pre­sen­tes, co­mo fral­das e ou­tros ob­je­tos de uso pes­so­al dos pequenos. Com as al­tas, não há mais me­ni­nos e me­ni­nas in­ter­na­dos em Janaúba. To­dos os 26 fe­ri­dos que ainda passam por tratamento es­tão em Mon­tes Cla­ros e em Be­lo Horizonte, sendo 14 na capital mineira, distribuídos nos hospitais João XXIII, João Paulo II e Odilon Behrens. Não existe previsão de alta.

Ver galeria . 8 Fotos As meninas Yasmin Medeiros Salvino (foto) e Cecília Davina Dias, ambas de 4 anos, foram velada e sepultadas neste sábado, sob forte comoçãoLuiz Ribeiro/EM/DA Press
As meninas Yasmin Medeiros Salvino (foto) e Cecília Davina Dias, ambas de 4 anos, foram velada e sepultadas neste sábado, sob forte comoção (foto: Luiz Ribeiro/EM/DA Press )
TRIS­TE­ZA A fe­li­ci­da­de das fa­mí­li­as de quem já es­tá bem e pô­de vol­tar pa­ra ca­sa con­tras­tou com mais uma no­tí­cia triste. Mé­di­cos con­fir­ma­ram a mor­te da oi­ta­va cri­an­ça quei­ma­da na tragédia. Ta­li­ta Vi­tó­ria Bis­po, de 4, não re­sis­tiu no Hos­pi­tal Jo­ão XXIII, de­pois de che­gar ain­da na ma­dru­ga­da trans­fe­ri­da de avi­ão da San­ta Ca­sa de Mon­tes Claros. Se­gun­do o hos­pi­tal, a ga­ro­ta te­ve 60% do cor­po quei­ma­do e a si­tu­a­ção de­la era mui­to delicada. De acor­do com a Po­lí­cia Ci­vil, os pais da ga­ro­ti­nha fo­ram en­ca­mi­nha­dos ao Ins­ti­tu­to Mé­di­co-Le­gal (IML) de on­de saí­ram, ain­da on­tem, com o cor­po da fi­lha pa­ra Janaúba.

O sen­ti­men­to de tris­te­za tam­bém mar­cou a des­pe­di­da de pa­ren­tes e ami­gos das fa­mí­li­as de du­as cri­an­ças que mor­re­ram na sex­ta-feira. Os corpos de Yas­min Me­dei­ros Sal­vi­no e Ce­cí­lia Da­vi­na Gon­çal­ves Di­as, am­bas com 4 anos, fo­ram se­pul­ta­dos sob for­te co­mo­ção no Ce­mi­té­rio São Lu­cas, em Janaúba. An­tes, fo­ram ve­la­dos nas ca­sas das cri­an­ças, no Bair­ro Rio Novo. Ce­cí­lia foi a pri­mei­ra a ser enterrada. O so­fri­men­to da fa­mí­lia foi ain­da mai­or, pois a ga­ro­ti­nha che­gou a ser da­da co­mo mor­ta ain­da na quin­ta-fei­ra, mas as au­to­ri­da­des in­for­ma­ram que ela foi re­a­ni­ma­da pe­los médicos. A fa­mí­lia che­gou a pre­pa­rar o ve­ló­rio, mas de­pois fi­cou sa­ben­do que ela con­ti­nu­a­va vi­va e lu­tan­do pe­la vida. Ce­cí­lia te­ve mais de 80% do cor­po queimado.


Em se­gui­da, hou­ve o se­pul­ta­men­to de Yasmin. “Ela era uma cri­an­ça mui­to ale­gre e ex­tro­ver­ti­da e gos­ta­va mui­to da creche. A mi­nha lin­di­nha vai con­ti­nu­ar sem­pre co­mi­go”, dis­se a mãe, Cás­sia Me­dei­ros de Je­sus, de 31, se­gu­ran­do um bo­ne­co do pi­ca-pau que per­ten­cia à filha. As­sim que o cor­po da pe­que­na che­gou no ce­mi­té­rio, a apo­sen­ta­da Ma­ria Apa­re­ci­da Mi­ran­da, de 62, pe­diu que as pes­so­as oras­sem e dis­se al­gu­mas pa­la­vras pa­ra quem es­ta­va presente. “Que Nos­sa Se­nho­ra Apa­re­ci­da pos­sa re­ce­ber no céu to­dos es­ses anjos. Eles são aben­ço­a­dos.”

Ver galeria . 17 Fotos Vigia ateou fogo e matou crianças na Cemei Gente Inocente, uma creche de Janaúba, Norte de Minas Gerais. Ocorrência mobiliza forças de segurança e desespera moradoresPolícia Militar/Divulgação
Vigia ateou fogo e matou crianças na Cemei Gente Inocente, uma creche de Janaúba, Norte de Minas Gerais. Ocorrência mobiliza forças de segurança e desespera moradores (foto: Polícia Militar/Divulgação )

 

A vez da so­li­da­ri­e­da­de

 

Uma ação que con­tri­bui mui­to pa­ra o sen­ti­men­to de ale­gria vol­tar a apa­re­cer pa­ra as cri­an­ças ví­ti­mas da tra­gé­dia de Ja­naú­ba é a so­li­da­ri­e­da­de das pes­so­as que es­tão fa­zen­do doações. O hos­pi­tal da Fun­da­jan, em Ja­naú­ba, es­tá re­ce­ben­do uma gran­de quan­ti­da­de de do­na­ti­vos pa­ra o aten­di­men­to às ví­ti­mas da tra­gé­dia, que in­clui fral­das, re­mé­di­os e prin­ci­pal­men­te pro­du­tos pa­ra pes­so­as quei­ma­das e ou­tros, co­mo água mineral. O en­fer­mei­ro do hos­pi­tal Thi­a­go Ro­dri­gues in­for­mou que es­tá sen­do fei­ta uma tri­a­gem pa­ra a se­pa­ra­ção e con­ta­gem dos donativos. Um re­la­tó­rio com tu­do o que foi re­ce­bi­do se­rá produzido. O Mi­nis­té­rio Pú­bli­co tam­bém anun­ciou que vai acom­pa­nhar a con­ta­bi­li­za­ção e dis­tri­bui­ção dos donativos. Se­gun­do Thi­a­go, em­bo­ra ain­da não te­nha a con­ta­gem, es­tão che­gan­do pro­du­tos de to­das as par­tes do Bra­sil a to­do momento.

On­tem, es­sa so­li­da­ri­e­da­de tam­bém to­mou con­ta de Be­lo Horizonte. Em fren­te ao Hos­pi­tal de Pron­to-So­cor­ro Jo­ão XXIII, on­de es­tão as ví­ti­mas mais gra­ves da tra­gé­dia, as ho­me­na­gens só aumentam. Na ma­nhã de on­tem, pa­ren­tes de fe­ri­dos e vo­lun­tá­ri­os fi­ze­ram uma ora­ção na por­ta da uni­da­de de saúde. A bro­chu­ris­ta Da­ni­e­la Vi­vi­a­ne dos San­tos, de 36, es­ta­va en­tre os que fo­ram ao hos­pi­tal le­var do­a­çõ­es, re­pre­sen­tan­do as igre­jas reu­ni­das Sha­lon Ado­nai, do Bair­ro San­to An­dré, e a Co­mu­ni­da­de Ba­tis­ta da Gló­ria de Deus, do Aparecida. “Do­a­mos o pou­co que pu­de­mos arrecadar. São pes­so­as hu­mil­des e vi­e­mos tra­zer amor e mui­ta paz. Quem po­de dar tu­do pa­ra eles é o se­nhor”, disse. Eles le­va­ram água, pão, bis­coi­to e pro­du­tos de hi­gi­e­ne, com a aju­da de empresas.

O Ser­vi­ço Vo­lun­tá­rio de As­sis­tên­cia So­ci­al (Ser­vas) tam­bém re­ce­beu vá­ri­as do­a­çõ­es de itens co­mo água mi­ne­ral, ali­men­tos, lei­te, ma­te­ri­al de lim­pe­za, ma­te­ri­ais de hi­gi­e­ne pes­so­al e rou­pas de cama. O plan­tão de fim de se­ma­na da en­ti­da­de, que fi­ca na Ave­ni­da Cris­tó­vão Co­lom­bo, 683, no Bair­ro Fun­ci­o­ná­ri­os, Re­gi­ão Cen­tro-Sul de BH, con­ti­nua hoje. Das 10h às 15h, a po­pu­la­ção po­de le­var os pro­du­tos que qui­ser do­ar na se­de do Servas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)