(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Movimentos protestam, na Praça da Liberdade, por melhorias em ocupações

Protesto começou quando uma reunião com Fernando Pimentel (PT), que estava prevista para às 15h, atrasou


postado em 29/09/2017 17:37 / atualizado em 29/09/2017 18:19

Manifestantes ocupam a Praça da Liberdade, no Bairro Funcionários, desde as 14h40 desta sexta-feira. Eles aguardam uma reunião com o governador Fernando Pimentel que estava marcada para as 15h, para debater sobre as ocupações de Belo Horizonte e Região Metropolitana, e que até às 18h20 não teria acontecido. Segundo lideranças, cerca de 500 pessoas de diversas ocupações da Região Metropolitana estão no local.

O coordenador do Movimento de Luta de Bairros, Vilas e Favelas (MLB), Leonardo Péricles, disse que a proposta da reunião, que estava agendada desde 23 de agosto, é a discussão de um canal de diálogo mais próximo ao governador, a urbanização das ocupações, com o apoio Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

Além dos dois pontos, outra questão levantada pelo coordenador é a violência policial. "A outra demanda que estava na pauta diz respeito a repressão policial contra as periferias", disse Leonardo. Ele lembrou o caso de uma adolescente, de 14 anos, que foi atingida por um tiro de bala de borracha em Mario Campos, Região Metropolitana de BH. Na ocasição, a corporação realizava uma ação de reintegração de posse.

Procurada, a assessoria do governador ainda não se posicionou sobre a agenda.

Pressão

No dia 23 de agosto, além do MLB, a Frente Terra e Autonomia (FTA), Brigadas Populares (BP) e Luta Popular pressionaram o governo ao ocuparem a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) propondo uma reunião do governador com os movimentos. Depois de 10 horas ocupando, foi marcada a reunião para esta sexta-feira, às 15h.

(foto: Getúlio Fernandes/EM/D.A. Press)
(foto: Getúlio Fernandes/EM/D.A. Press)


*Estagiário sob supervisão da subeditora Ellen Cristie


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)