(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Kalil promete implantação de centros de saúde em ocupações de BH

Processo, ainda em fase inicial, prevê a instalação do serviço nas ocupações Dandara e Izidora


postado em 20/09/2017 20:52 / atualizado em 20/09/2017 21:48

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou, na manhã desta quarta-feira, a implantação de centros de saúde nas ocupações urbanas Dandara, localizada em um terreno do Bairro Céu Azul, Região da Pampulha, e Izidora, na região da Mata do Isidoro, no Bairro Jaqueline, Região Norte da capital. O anúncio foi feito pelo prefeito Alexandre Kalil (PHS) em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com o prefeito, o processo para instalação das novas unidades de saúde ainda está em fase inicial. "Rapidamente vamos implantar os centros de saúde nas ocupações. Autorizamos ontem na CCG (Câmara de Coordenação Geral da Prefeitura) a contratação de 88 agentes comunitários de saúde", informou Kalil.

Charlene Egídio, coordenadora da Ocupação Rosa Leão, pertencente à Izidora, comemora a implatação de novos centros de saúde na região. "A iniciativa do prefeito é muito importante. Mesmo que a passos lentos, ele está caminhando para melhorar a saúde da cidade", diz a coordenadora.

Segundo a coordenadora, as ocupações estão defasadas de postos de saúde e precisam recorrer, principalmente, ao do Bairro Ziláh Spósito, também na Região Norte de BH. "A situação da Rosa Leão, Esperança e Vitória, as três ocupações do Izidora, é muito delicada. Precisamos que melhore, porque agora está lamentável", reclama. 

A implantação é vista com bons olhos pelo morador da ocupação Dandara Orlando Lopes. "Esperamos que esses centros de saúde venham, e eles serão bem-vindos. Com isso, a gente espera que melhore para as outras comunidades, assim como os postos de saúde da região que estão muito cheios", disse o aposentado.

Atualmente, segundo ele, cerca de 9 mil pessoas moram no Dandara. De acordo com Charlene Egídio, aproximadamente 30 mil pessoas vivem nas três ocupações do Izidora.

Em janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde recolheu os dados dos moradores das ocupações Izidora e Dandara para inseri-los no Sistema Único de Saúde (SUS) de forma integral.

MATERNIDADE

Kalil informou ainda que a prefeitura segue com as negociações para abertura da Maternidade Leonina Leonor Ribeiro, prédio anexo à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Venda Nova. "Estamos vendo a parte jurídica para colocar em operação o mais rápido possível", ressaltou o prefeito.

A unidade tinha entrega prevista para 2009, mas, oito ano depois da data marcada, o local segue sem atendimento ao público.

*Estagiários sob supervisão do editor Roney Garcia


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)