(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Santuário da Piedade prepara locomotiva para transportar fiéis

Santuário da padroeira de Minas em Caeté celebra amanhã os 250 anos do passo inicial para sua construção e prepara o lançamento de novo meio de transporte para romeiros


postado em 29/09/2017 06:00 / atualizado em 29/09/2017 08:58

Peregrinos durante celebração na Serra da Piedade e a maquete da locomotiva que facilitará a movimentação no local a partir da segunda quinzena de dezembro (foto: Arquidiocese de BH/Divulgação)
Peregrinos durante celebração na Serra da Piedade e a maquete da locomotiva que facilitará a movimentação no local a partir da segunda quinzena de dezembro (foto: Arquidiocese de BH/Divulgação)
No topo da montanha, o ponto alto das celebrações dos 250 anos de romaria à ermida que guarda a imagem da padroeira de Minas, Nossa Senhora da Piedade, esculpida por Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. O fim de semana será de festa na Serra da Piedade, em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, com missa solene presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Walmor Oliveira de Azevedo, entrega de medalha comemorativa a amigos e benfeitores do santuário, hasteamento de bandeiras e, principalmente, muitas orações (veja programação). Conforme documentos da Arquidiocese de Mariana, foi em 30 de setembro de 1767 que o ermitão português Antônio da Silva Bracarena recebeu autorização do bispado para erguer o templo visitado anualmente por cerca de 500 mil pessoas.


Uma das novidades para a comemoração dos 250 anos de peregrinação, embora a se concretizar somente na segunda quinzena de dezembro, é a circulação de uma locomotiva, com pneus e movida a diesel, que levará os romeiros da Praça Antônio da Silva Bracarena, antes conhecida como Praça da Cavalhada, até a Praça Dom Cabral, num total de 2,5 quilômetros. O reitor do Santuário de Nossa Senhora da Piedade, padre Fernando César do Nascimento informou, ontem, que a chamada Locomotiva da Piedade está sendo finalizada numa oficina no Rio Grande do Sul. Ele explicou que a iniciativa é da Arquidiocese de Belo Horizonte e agora foram acertados os trâmites finais com o governo do estado para operação do novo meio de transporte.

Durante a cerimônia, será transferida a sede do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) para o Santuário Nossa Senhora da Piedade. A instituição é responsável, junto com a Arquidiocese de BH, pela outorga da medalha comemorativa.

“Este é mais um importante investimento para melhorar ainda mais a segurança e o conforto dos peregrinos, que vêm de todos os cantos do mundo vivenciar momentos especiais de oração e contemplação num cenário de belezas naturais, um jardim de singular valor caracterizado pelos campos rupestres, mata atlântica e cerrado”, afirma dom Walmor. Ele lembra que o Santuário Nossa Senhora da Piedade é também um patrimônio que reúne história, arte e cultura. “Neste tempo de celebração dos 250 anos de história do povo peregrinando na fé a este território sagrado, a atração da locomotiva significa também mais uma especial motivação para as visitas.”
(foto: Beto Novaes/EM/DA Press - 15/8/17)
(foto: Beto Novaes/EM/DA Press - 15/8/17)

ESTAÇÃO Um dos pontos importantes da empreitada, e que deverá ficar para 2018, é a construção de uma estação para a locomotiva, na Praça Bracarena. Assim, quem chegar de carro, ônibus ou van, poderá desembarcar e “pegar o trem” até o alto da serra. A capacidade é de 100 passageiros, acomodados em cinco vagões. “Temos uma grande preocupação com o meio ambiente e o patrimônio histórico. Daí o cuidado, para evitar um grande número de veículos transitando na estrada, e também zelo para garantir segurança e conforto dos visitantes”, disse o reitor do santuário.

Padre Fernando lembrou ainda da importância da comemoração no Ano Mariano, já que também são festejados, em 2017, os 100 anos de aparição de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, a três pastores, e tricentenário do surgimento, nas águas do Rio Paraíba do Sul (SP), da imagem de Nossa Senhora da Conceição, que se tornou Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil. “Este é o momento de os mineiros selarem, de forma definitiva, o lugar que Nossa Senhora deve ocupar no coração dos filhos e filhas de Deus. Tendo como referência Nossa Senhora da Piedade com o filho no colo, vemos que o centro da vida deve ser Cristo”, disse.

HISTÓRIA A história do Santuário Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas, em Caeté, começa no século 18, com o relato de um milagre: a Virgem Maria teria aparecido para duas jovens, no alto da Serra da Piedade. A partir desse dia, o fato se espalha rapidamente por toda a região e muita gente chega ao topo do maciço para rezar. O episódio toca o coração do português Antônio da Silva Bracarena, então na colônia para ganhar dinheiro. Mas ele se converte e decide dedicar sua vida à construção de uma capela no lugar onde ocorrera o milagre. O singelo templo dedicado a Nossa Senhora da Piedade começa a ser erguido em 1767 e, mais tarde, ganha a imagem esculpida por um jovem de Ouro Preto, depois reconhecido como mestre do Barroco mineiro – Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

A consagração de Minas a Nossa Senhora da Piedade ocorreu em 1960, após o papa São João XXIII reconhecer que Maria é a padroeira do estado.

NOS TRILHOS

Características da locomotiva que circulará na Serra da Piedade a partir da segunda quinzena de dezembro

Trajeto: 2,5 quilômetros da Praça Antônio da Silva Bracarena à Praça Dom Cabral

A locomotiva não funciona por meio de um sistema de trilhos. Tem um motor, em um cavalo mecânico, e cinco vagões

Motor: Modelo: Série C
Marca: Cummins
Potência: 310cV
Número de cilindros: 6
Cavalo mecânico

Modelo: Cargo 4331
Caixa de transmissão: automática (revisada)

 

PROGRAMAÇÃO

Sábado

14h – Hasteamento de bandeiras e descerramento da placa comemorativa dos 250 anos de peregrinação à Serra da Piedade. Serão apresentadas placas que narram a história do santuário e destacam personagens ilustres que ajudaram a compor a história local

15h – Missa solene, na ermida, celebrada pelo arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo

16h30 – Entrega de medalhas comemorativas, na Casa dos Peregrinos. Reunião do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, que transfere nesse dia sua sede para a Serra da Piedade

Domingo

Missas às 8h, 15h e 17h, na ermida; e às 9h30 e às 11h, na Igreja Nova das Romarias


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)