(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Projeto que auxilia crianças em vulnerabilidade também receberá idosos

Objetivo é aumentar a autoestima de quem já está na terceira idade e permitir aos mais novos que adquiram experiência com quem já caminhou uma longa jornada


postado em 29/09/2017 06:00 / atualizado em 29/09/2017 08:25

Uma nova experiência será implantada na Sociedade São Miguel Arcanjo e pode se tornar referência no país: o projeto social montado para garantir um futuro melhor para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social será ampliado para receber um asilo. O objetivo é aumentar a autoestima de quem já está na terceira idade e ao mesmo tempo permitir aos mais novos que adquiram experiência com quem já caminhou uma longa jornada.

Cada aluno do local tem a própria história. Muitas tristes, marcadas por um passado de violência socioafetiva. “A gente tem de curar as lembranças para garantir um futuro melhor para os jovens”, contou Bertoli. Uma das lições de vida ocorre no refeitório, inspirado no ensinamento franciscano: mesas e cadeiras ficam estrategicamente de forma que ninguém se alimente de costas para o outro.

Em outras palavras, não dê as costas para seu semelhante. A sociedade é uma espécie de pequena cidade, onde há refeitório, acomodações, ginásio esportivo, laboratórios, biblioteca e estrutura para diferentes oficinas que ensinam um ofício aos jovens. Boa parte dos alunos passa as 24 horas do dia todo no local. Ao todo, 350 cursam a escola regular por meio de uma parceria com o Colégio São Francisco de Assis, mantido pelas irmãs de São Francisco da Providência de Deus, em São Paulo. Outras 80 crianças são atendidas na creche São Miguel.

Um dos destaques do local é o projeto Orquestra, que profissionaliza crianças e adolescentes na área da música, formando violinistas e violoncelistas. A iniciativa conta com 40 alunos, que se apresentarão na cerimônia de bênção da igreja. A sociedade é mantida com doações e recursos da Itália e do Brasil.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)