(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Funcionários do Hospital das Clínicas paralisam atividades nesta terça-feira

Decisão foi tomada por unanimidade durante um encontro nacional da categoria, em Brasília. O movimento é motivado pela ausência de avanços no processo de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho


postado em 19/09/2017 09:50 / atualizado em 19/09/2017 19:48

Os empregados da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) paralisaram suas atividades por tempo indeterminado em todo o Brasil a partir desta terça-feira. Na capital mineira, o Hospital das Clínicas, Bairro Santa Efigênia, na Região Leste de Belo Horizonte, já aderiu ao protesto.

Na unidade de saúde de BH, cerca de 1.700 funcionários fazem parte da Ebserh. "Ainda não temos o número de pessoas que aderiram à greve. Mas, estamos trabalhando com cerca de 50% da equipe para atender as urgências e emergências", diz Jussara Griffo diretora da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef). A categoria preparou um ato nesta terça-feira, que contou com a adesão de cerca de 100 pessoas, segundo a assessoria do hospital.

As unidades de Juiz de Fora, na Região da Zona da Mata, e de Uberaba, no Triângulo Mineiro, também ameaçam paralisar as atividades. A decisão foi tomada por unanimidade na última segunda, durante um encontro nacional da categoria, em Brasília. O movimento foi motivado pela ausência de avanços no processo de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

Segundo a categoria, o processo de negociação se arrasta desde dezembro. De acordo com funcionários da Ebserh, na última reunião dos empregados com a empresa, os representantes da Ebserh negaram todas as cláusulas econômicas e sociais presentes na proposta da categoria. 

De acordo com a Condsef, a greve permanecerá até que uma assembleia seja convocada e a decisão seja revogada. 

Posicionamento

Em nota, a Ebserh informou que recorreu à Justiça do Trabalho para que os serviços prestados à população continuem sendo prestados e que a negociação ainda está sendo feita com os empregados. "A estatal continua na direção de modernizar a gestão dos hospitais universitários federais, preservando e reforçando o papel estratégico desempenhado por esses centros de formação de profissionais na área da saúde e de prestação de assistência à saúde da população."

A empresa também disse que, neste ano, convocou 3.784 concursados e que o compromisso de chamar os aprovados no prazo foi cumprido. "Somente para o HC-UFMG, desde 2014, foram convocados 2.608 profissionais, dos quais 1653 foram contratados para a unidade. A instituição acredita no bom senso da categoria, para que os serviços prestados à sociedade não sejam afetados", diz o texto.

 

 

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)