(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Kalil: "Se não abrir a caixa preta, ninguém mexe em preço de passagem"

"Azar da burocracia e dos empresários de ônibus", completou o prefeito de BH. Auditoria na BHTrans é promessa de campanha


postado em 08/07/2017 09:34 / atualizado em 09/07/2017 10:59

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), voltou a falar sobre a abertura da “caixa preta” da BHTrans, uma promessa de campanha que se referia à falta de informações concretas sobre as empresas de transporte público da capital.

Nessa sexta-feira, Kalil usou o Twitter para falar do assunto e foi enfático. “Se não abrir a caixa preta da BHTRANS, ninguém mexe em preço de passagem. Azar da burocracia e dos empresários de ônibus.”, disse o prefeito.

Em fevereiro, Kalil anunciou que a PBH abriria licitação para contratar auditoria que fará a análise de gastos e lucros das concessionárias. A expectativa é de que o resultado da apuração seja conhecido ainda em 2017.

Em março,  a BHTrans abriu uma consulta pública para receber sugestões sobre o processo de auditoria. Neste sábado, a assessoria de imprensa da BHTrans informou ao em.com.br que foram recebidas 54 propostas, entre os dias 8 de março e 9 de abril. A empresa e outros órgãos da prefeitura estão estudando as propostas para fecharem e publicarem a licitação.

Nos últimos três anos, o aumento do preço das passagens foi questionado pelo Ministério Público na Justiça.  No último dia do ano passado, o então prefeito Marcio Lacerda (PSB) anunciou o reajuste de 9,4% na passagem dos ônibus. A tarifa nas principais linhas da cidade passou de R$ 3,70 para R$ 4,05, se tornando uma das mais caras do país. O aumento foi motivo de protestos populares em frente ao prédio de Kalil.

A BHtrans informou que "o processo está a cargo da Secretaria de Finança e que, em breve, deve divulgar um cronograma."


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)