(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Táxis já podem ir a Confins pelas pistas do Move da Av. Cristiano Machado

Faixas exclusivas do Move na Avenida Cristiano Machado poderão ser usadas por veículos que estiverem levando passageiros. Embarque e desembarque na área continuam proibidos


postado em 27/06/2017 06:00 / atualizado em 09/10/2017 11:38

Teste iniciado ontem, com duração até setembro, permite que os táxis evitem o pesado trânsito da avenida, que corta as regiões Nordeste, Norte e Venda Nova de Belo Horizonte(foto: Leandro Couri/EM/DA Press)
Teste iniciado ontem, com duração até setembro, permite que os táxis evitem o pesado trânsito da avenida, que corta as regiões Nordeste, Norte e Venda Nova de Belo Horizonte (foto: Leandro Couri/EM/DA Press)
Motoristas de táxis e passageiros já podem contar com mais um corredor para fugir do trânsito pesado entre o Centro de Belo Horizonte e bairros das regiões Nordeste, Norte e Venda Nova, e ainda Cidade Administrativa e aeroporto de Confins. Teve início ontem o teste de circulação dos carros de praça nas pistas exclusivas do Move na Avenida Cristiano Machado. A principal regra é que eles transitem com passageiros, impedidos de embarcar ou desembarcar durante o trajeto na área privativa dos coletivos.

O período de teste é de 90 dias e se encerra em setembro, com objetivo de deixar as viagens de táxi mais rápidas. Em 6 de março, avaliação semelhante teve início no corredor do Move nas avenidas Antônio Carlos e Pedro I e, depois de 90 dias, concluiu-se que a liberação não trouxe prejuízos para o tempo de deslocamento dos coletivos, que têm prioridade de circulação. Porém, diferentemente desses corredores, que são de pista dupla, a Cristiano Machado tem pista simples nos dois sentidos, com baias de embarque e desembarque de passageiros dos ônibus.

A liberação das pistas era uma reivindicação dos taxistas, que, parados em engarrafamentos, acabam sofrendo prejuízos. Os passageiros também são penalizados pelo trânsito lento, principalmente, aqueles que seguem para o aeroporto internacional, com horário marcado.

Durante o período de teste, serão avaliados os impactos no desempenho do Move e segurança de pedestres e dos passageiros dos ônibus e dos carros de praça. Estão liberados para circular no corredor, sem restrições de horários, os táxis gerenciados pela BHTrans e municípios conveniados (Contagem, Ibirité, Ribeirão das Neves e Sabará). O trecho exclusivo da Cristiano Machado em teste é entre o Viaduto Hélio Pelegrino, no Bairro São Paulo, e a Rua Jacuí, no Bairro da Graça.

Para circular nas pistas exclusivas de ônibus da Cristiano Machado, os veículos precisam ter passageiros a bordo. Os motoristas devem trafegar na faixa da direita, com faróis acesos e o eletrovisor ligado. Não é permitida a circulação dos carros de praça no Túnel da Lagoinha e nas vias do complexo da Lagoinha nos viadutos e pistas exclusivas do transporte coletivo.

Os táxis só poderão entrar e sair da pista exclusiva pelos acessos sinalizados para essas finalidades. A pista de ônibus da Avenida Cristiano Machado tem equipamentos de fiscalização eletrônica, que vão monitorar o respeito aos limites de velocidade nas vias, de 60km/h.

AGILIDADE
De acordo com Robson José dos Santos, gerente de Ação Regional Nordeste Leste, a liberação das pistas exclusivas da Avenida Cristiano Machado visa garantir maior agilidade aos usuários do serviço de táxi da capital, como já ocorre desde março na Avenida Antônio Carlos. “No primeiro dia, a avaliação foi positiva e, gradativamente, com o entendimento dos taxistas das entradas e saídas das pistas exclusivas, eles vão utilizá-las mais”.

No sábado, também teve início a liberação da circulação de táxis e carros particulares nas faixas exclusivas de ônibus na capital. A medida também está em fase de teste, até setembro, e permite o uso, a partir das 14 horas dos sábados até as 23h59 dos domingos, e também nos feriados. Para veículos de passeio, os corredores do Move da Antônio Carlos e Cristiano Machado não estão liberados. O uso das faixas do complexo da Lagoinha e da Avenida Vilarinho, no Venda Nova, continua restrito aos coletivos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)