(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Vereadores derrubam veto de Kalil em PL que previa metrô até 0h

O veto foi dado pelo prefeito de BH em janeiro. Em sessão nesta quarta-feira, os vereadores derrubaram o veto com 39 votos favoráveis e nenhum contrário


postado em 09/03/2017 13:00 / atualizado em 10/03/2017 08:22

(foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)
(foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)
Os vereadores de Belo Horizonte derrubaram nesta quarta-feira, em plenário, o veto do prefeito Alexandre Kalil (PHS) ao projeto de lei 965/14, do vereador Joel Moreira Filho, que prevê o estendimento no horário de funcionamento do metrô de BH até a 0h. O veto foi derrubado com 39 vereadores e não houve abstenções.

O projeto de lei criado em 2014, previa que o sistema metroviário da capital funcionasse uma hora a mais que o habitual; sendo assim, caso a PL fosse aprovada, o sistema de transporte funcionaria de 5h à 0h.

O veto do prefeito Alexandre Kalil foi dado em janeiro, alegando que o sistema metroviário faz a ligação de BH com outros municípios, tirando, assim, a competência da Câmara Municipal para legislar sobre a situação.

Outro argumento de Kalil, em janeiro, foi em relação à Companhia Brasileira de Transportes Urbanos – CBTU. Segundo o administrador, a companhia também não teria autonomia para realizar a mudança no horário de funcionamento do metrô, devido à dependência de recursos federais para manter o funcionamento do sistema metroviário.

Na derruabada do veto, os vereadores alegram no plenário da Câmara que, a ampliação do horário de funcionamento das atividades no metrô, representaria melhorias nas condições no transporte público de BH, além de favorecer os usuários que precisam se deslocar pela cidade no período noturno.

Segundo a Superintendência de Comunicação Institucional da Cãmara de BH, o vereador Gabriel Azevedo (PHS), defendeu durante a sessão, uma reunião entre os vereadores e o Ministério das Cidades, afim de solicitar ampliação de verbas que possam garantir o estendimento no horário de operação do sistema metroviário da capital.

Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de Belo Horizonte, a matéria de que trata o projeto de lei (aumento do horário de funcionamento do metrô) cabe exclusivamente à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que é a empresa responsável pela gestão e operação do metrô da capital mineira.
 
A Companhia, no entanto, ainda não se manifestou sobre o ocorrido. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)