(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Teste dá positivo e família de gorilas do Zoológico de BH pode aumentar

Biólogos apuram se a fêmea Lou Lou está à espera do segundo filhote. Imbi também vai passar por exames


postado em 04/01/2017 08:44 / atualizado em 04/01/2017 15:16

Ver galeria . 4 Fotos Gorilinhas completam dois anos em 2016 e esbanjam saúde no Zoológico de BHSuziane Fonseca/Fundação Zoo-Botânica de BH
Gorilinhas completam dois anos em 2016 e esbanjam saúde no Zoológico de BH (foto: Suziane Fonseca/Fundação Zoo-Botânica de BH )
A gorila Lou Lou, do zoológico da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH), pode estar grávida pela segunda vez. A informação foi divulgada na quinta-feira.

Segundo a fundação, um teste de urina deu positivo para gravidez. No entanto, é preciso realizar um segundo exame para confirmar a suspeita. “Começamos a perceber alterações comportamentais desde novembro. A Lou Lou estava mais sonolenta, rejeitando alguns alimentos que gostava”, diz o biólogo da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), Gladstone Araújo.

Segundo o biólogo, a equipe depende da oportunidade para colher a primeira urina do dia do animal. “Assim que nós confirmamos a gravidez, vamos divulgar a notícia e estimar a data do parto", afirma.  O mesmo será feito com a outra fêmea, Imbi. Conforme a fundação, por estar em plena maturidade sexual, ela também pode estar esperando outro filhote: "Imbi não teve alterações comportamentais, mas como ela engravidou um mês depois da Lou Lou, resolvemos fazer o teste.” diz.

A família de gorilas do zoológico já conta com dois filhotes, Sawidi e Jahari, que completam 3 anos em 2017. O pai é Leon, que chegou à fundação em 2013, juntamente com Lou Lou, que veio do Reino Unido. Eles se juntaram a Imbi, que já estava no Zoológico de BH desde 2011. Esse grupo de gorilas, da subespécie Gorilla gorilla gorila, também chamada, popularmente, de “gorila da planície ocidental”, cresceu em 2014, quase dobrando o número de indivíduos. Hoje, existem 965 gorilas sob os cuidados humanos no mundo. Desses, dez estão na America Latina - sendo que cinco estão no Mexico e cinco no FZB-BH.

Em 2014, Lou Lou deu à luz Sawidi, o primeiro gorila nascido na América do Sul. No mês seguinte, Imbi teve Jahari, nome de origem africana que tem como significado “forte e poderoso”. Os dois nomes foram escolhidos com a ajuda do público por meio de votação pela internet. “O crescimento dos filhostes está excelente. Eles estão grandes, espertos e ágeis”, afirma o biólogo. 

A formação desse grupo reprodutivo já estava no planejamento da Fundação Zoo-Botânica, que se preparou conforme as diretrizes internacionais traçadas pelo Projeto Gorilas. A meta inicial do projeto era proporcionar a formação de um grupo reprodutivo, tendo como macho dominante o gorila Idi Amin, que viveu no Zoo entre 1975 e 2012.
Em 2014, Lou Lou deu à luz Sawidi, o primeiro gorila nascido na América do Sul(foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press - 01/11/2014)
Em 2014, Lou Lou deu à luz Sawidi, o primeiro gorila nascido na América do Sul (foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press - 01/11/2014)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)