(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Filhotes de gorila do Zoológico de BH esbanjam boa saúde

Sawidi tem um ano e oito meses. O irmão Jahari é um mês mais novo. Dupla ainda está amamentando e hábitos indicam vida completamente normal, o que empolga a Fundação Zoobotânica


postado em 06/04/2016 18:46 / atualizado em 06/04/2016 18:46

Ver galeria . 4 Fotos Gorilinhas completam dois anos em 2016 e esbanjam saúde no Zoológico de BHSuziane Fonseca/Fundação Zoo-Botânica de BH
Gorilinhas completam dois anos em 2016 e esbanjam saúde no Zoológico de BH (foto: Suziane Fonseca/Fundação Zoo-Botânica de BH )
Quando os filhotes de gorila Sawidi e Jahari nasceram no Zoológico de Belo Horizonte, em agosto e setembro de 2014, a capital mineira comemorou os primeiros nascimentos da espécie em cativeiro na América Latina. Mais de 18 meses depois, o grupo formado pelos dois filhotes, pelas mães Imbi e Lou Lou e o pai Leon, vive de forma ativa e os dois filhotes impressionam pela vitalidade.

Segundo a bióloga da seção de mamíferos da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte, Valéria Pereira, os dois pequenos já praticam a mesma dieta dos adultos e comem de tudo. Eles ainda estão em um estágio de amamentação, que só deve terminar por volta dos quatro anos de idade. “Eles ficam rodeando o pai e gostam de brincadeiras. Ficam cutucando o Leon e não dão sossego”, brinca a bióloga.

O pai corresponde e o tempo todo está junto dos filhotes. Apesar de serem filhos de mães diferentes, o núcleo está tão integrado que as gorilas cuidam dos dois como se todos fizessem parte de uma grande família. As duas fêmeas foram trazidas da Inglaterra e o macho veio de um zoológico da Espanha.

Segundo Valéria Pereira, ainda não há informações sobre o destino de cada um dos filhotes à medida em que eles forem crescendo mais. O que já se sabe é que existe a intenção de que eles passem pela experiência de novas gestações para Imbi e Lou Lou, o que normalmente acontece depois do intervalo que equivale à amamentação dos atuais gorilinhas.

“Pelo que já vimos de relatos de outros zoológicos tem o período de intervalo. É mais ou menos a partir dessa época que a fundação espera por novas gestações das gorilas fêmeas, aumentando ainda mais a família. Os filhotes precisam passar por esse período de vivenciar a gestação e ajudar a mãe, para que lá na frente sejam capazes de se tornarem líderes”, finaliza a bióloga.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)