(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Samarco critica MP por 'desconsiderar depoimentos' e afirma que não sabia de riscos

Mineradora sustenta que Ministério Público desprezou provas apresentadas e depoimentos prestados nas investigações. "Segurança sempre foi prioridade", diz a empresa em nota


postado em 20/10/2016 18:23 / atualizado em 20/10/2016 19:05

A Samarco rebateu a denúncia do Ministério Público Federal, que responsabiliza ex-executivos e funcionários da empresa pelas mortes causadas pelo rompimento da barragem de Fundão. Entre os 21 denunciados, está o diretor-presidente da empresa, Ricardo Vescovi, e representantes do conselho da mineradora indicados por BHP e Vale.

Em nota, a Samarco “refuta a denúncia do Ministério Público Federal, que desconsiderou as defesas e depoimentos apresentados ao longo das investigações iniciadas logo após o rompimento da barragem de Fundão e que comprovam que a empresa não tinha qualquer conhecimento prévio de riscos à sua estrutura", diz o texto.

 

Sobre o conhecimento prévio dos riscos de rompimento, a Samarco diz que a "segurança sempre foi uma prioridade na estratégia de gestão da Samarco e (a empresa) reitera que nunca houve redução de investimentos nesse tema por parte da empresa.”

A empresa garantiu também que a estrutura era regularmente avaliada pelas autoridades legalmente competentes e grupos de consultores internacionais independentes denominado ITRB (International Tailings Review Board).  Destacou, ainda, que a estabilidade foi atestada pela consultora VogBR, empresa que atua nas áreas de engenharia geotécnica e recursos hídricos. A consultora e o engenheiro sênior da empresa, Samuel Santana Paes Loures, estão sendo acusados por apresentação de laudo ambiental falso, uma vez que emitiram laudo e declaração enganosa sobre a estabilidade da estrutura da barragem. 


Além da Samarco, a Vale e a BHP Billiton também são acusadas de nove crimes ambientais. Samarco e Vale ainda são acusadas de três crimes contra a administração ambiental. No total, as três empresas, juntas, vão responder por 12 tipos de crimes ambientais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)